fbpx

Carreira Inteligente: Onde você estará daqui 10 anos?

Devo empreender ou devo ter emprego de carteira assinada? Você sabia que empreender não é exclusividade de quem tem uma empresa ou um negócio próprio?

498
498

Empreender ou ter carteira assinada?

Como coach de carreira venho respondendo muito a esta pergunta, e hoje venho esclarecer este ponto que intriga a muitas pessoas: “Devo empreender ou devo ter emprego de carteira assinada?”

Você sabia que empreender não é exclusividade de quem tem uma empresa ou um negócio próprio? É isso mesmo! Empreender vem do latim imprehendo ou impraehendo que significa realizar uma tarefa. Ou seja, todos nós empreendemos de uma forma ou de outra.

Eu, particularmente, gosto de definir empreendedor como alguém que tem um espírito inconformado, porque foi justamente essa desacomodação que tirou o homem da caverna e os levou a habitar arranha-céus.

E empreender é justamente isto, reinventar o já inventado buscando soluções mais práticas, mais eficientes, mais lucrativas ou confortáveis. Pode ser também alguém que prefere não reinventar novas rodas, mas sabe conduzir a sua de forma constante e criativa com olhos no futuro, sabendo lidar com as intempéries do caminho acompanhando e se reinventado conforme surgem as mudanças de comportamento do consumidor alvo, da evolução natural do negócio e até da economia.

Sendo assim, qualquer pessoa pode empreender na sua própria ou na empresa de alguém. O fato é que se alguém quer empreender, mas antes deseja ter seu próprio negócio, eu sugiro que nunca o tenha. O empreendedor é em geral um funcionário de destaque, alguém proativo, que enxerga as oportunidades onde outros não veem, resolvem problemas de forma criativa, são focados em solução e tem muita visão positiva das coisas.

Pessoas pessimistas e acomodadas nunca serão bons empreendedores porque empreender exige fé e ação.

Nesta edição não vou me estender muito porque o conteúdo é bastante breve, mas deixo uma sugestão para você, meu caro leitor: Empreenda! Na sua ou na empresa de alguém que você chame de patrão!

Empreender é uma nova forma de se comportar que garantirá o sucesso profissional, ou no mínimo a subsistência, em tempos quais as oportunidades vêm disfarçadas sob o codinome “crise”.

Betânia Machado tem mais de 15 anos no mercado executivo com atuação em empresas nacionais e multinacionais, em especial na área de comunicação e marketing. Sua atuação profissional atual, envolve iniciativas em múltiplos negócios que convergem para o desenvolvimento humano, como cursos, palestras e programas que utilizam ferramentas de Coaching como plataforma de trabalho. Formada em comunicação social com extensão em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, também é master coach membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, Coach de Excelência pela Academia Emocional, e analista comportamental com dupla certificação (nacional e internacional).
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...