fbpx

Canvas Design: A bússola que te leva ao sucesso!

O que você faria se soubesse que o sucesso da sua empresa, do seu produto ou de seu desenvolvimento profissional está em suas mãos? Certamente não mediria esforços para alcançar seus objetivos. Mas isso é possível sim, a partir da utilização do Canvas Design. Quer saber mais?

6014
6014

O que você faria se soubesse que o sucesso da sua empresa, do seu produto ou de seu desenvolvimento profissional está em suas mãos? Certamente não mediria esforços para alcançar seus objetivos. Mas isso é possível sim, a partir da utilização do Canvas Design – metodologia de gestão que compreende aspectos de empreendedorismo e cocriação com foco em resultados e direcionamento de negócios.

No mundo empresarial a cada dia surge uma nova tendência que promete “mostrar” o caminho das pedras para atingir o sucesso de forma rápida e eficiente. Mas quem está no dia a dia das organizações sabe que a rotina, as demandas de clientes, as metas a serem alcançadas, acabam sempre forçando a procrastinação de qualquer planejamento.

E com o objetivo de propor um caminho assertivo e eficiente para as dificuldades encontradas para concluir as diversas etapas que um planejamento exige e, que culminam no sucesso ou fracasso de uma organização, em 2004, o suíço Alex Osterwalder criou a metodologia Canvas.

Canvas Design trata-se de um painel composto por nove blocos das principais áreas de negócios de qualquer empresa e de qualquer segmento. Cada área do painel é demarcada a partir da utilização de desenhos/ícones que facilitam ao gestor enxergar facilmente onde estão os pontos críticos do negócio e orienta como ele pode sair daquela situação.

A metodologia Canvas pode ser utilizada para criação de produtos, soluções, para resolver situações de gestão de tempo, em negociações de fusão e aquisição e, principalmente na área de gestão de pessoas, que quando passa a utilizar a metodologia se tornam profissionais mais estratégicos e deixam a condição de executores de tarefas operacionais.

Nascida com o objetivo de mudar a forma como as organizações se enxergam e se desenvolvem, a Canvas tem sido amplamente utilizada em nível global. E um fator até curioso a ser apontado é que, diferentemente do que ocorre com as tendências mercadológicas, onde o Brasil às vezes está atrasado, com o Canvas a história não se repetiu, felizmente!

Isso comprova que as empresas nacionais estão cada vez mais antenadas, buscando melhorias e se inspirando nas melhores práticas para continuar em atuação e nortear seus negócios.

Hoje, a metodologia é aplicada em grandes corporações, apenas para citar algumas das grandes que decidiram continuar crescendo e escolheram o Canvas para orientar suas estratégias de negócios: 3M, SAP, MasterCard, Microsoft, Intel, entre outras. Startups, pequenas e médias empresas também são beneficiadas pela metodologia e os resultados positivos não param de surgir.

Como especialista no tema, entendo que os gestores das empresas nacionais têm muito a crescer e se desenvolver a partir do momento que passarem a adotar o Canvas. E também ressalto que o mais interessante da metodologia é que diferentemente de outras ferramentas de planejamento, ela não depende da alta gestão para alcançar suas metas de negócios.

“Um modelo de negócio descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor.”
(Osterwalder,Alex)

Para confirmar isso, temos um case de sucesso para apresentar. A agência MOP, que neste ano contratou a Canvas Design para ministrar um workshop para a equipe. Após o treinamento, identificamos melhorias em diversos processos da empresa como alguns gaps, fluxos sem definição, baixa eficiência, entre outros.

Após o workshop, a equipe entendeu as variáveis de ambiente interno e externo e, o mais importante, como trabalhar para obter receita, que se deu por meio da compreensão da Proposta de Valor, e determinou-se que seria a potencialização de produtos e serviços.

No que se refere ao atendimento e relacionamento com clientes e parceiros, a realidade na Agência MOP hoje é totalmente diferente. A equipe compreendeu que qualquer negócio só se desenvolve baseado em boas parcerias e vem investindo fortemente no relacionamento, cada um sente-se parte do sucesso. Para 2017 já está previsto o próximo passo do processo de desenvolvimento da agência, faremos Coaching para os colaboradores e entendemos que com isso vamos empoderá-los ainda mais. O Coaching é um dos processos da Canvas Design.

“A Canvas Design é uma parceria-chave para a MOP, contribuindo para o desenvolvimento dos nossos produtos e na evolução do ecossistema de empreendedorismo”, diz Rafael Furquim, CEO da MOP.

A simplicidade da aplicação da metodologia e sua capacidade de replicação permite que cada área do negócio tenha seu próprio Canvas. A partir do momento que o gestor aplica a metodologia em sua área de atuação, ele deixa de ser só mais uma peça dentro da estrutura organizacional. Ele é alçado ao posto de estrategista com aptidões para contribuir na tomada de decisões importantes para o futuro da empresa.

Sim, o Canvas pode ser a bússola que guiará as empresas ao caminho do sucesso. Agora, se por mares calmos ou revoltos, não se pode garantir, já que isso dependerá muito do momento em que a organização decide contratar um consultor de Canvas para apoiá-la a direcionar seus negócios. Mas de uma coisa tenho certeza citando o filósofo romano Sêneca “Não existe vento favorável a quem não sabe aonde deseja ir”.

Materiais úteis que queremos compartilhar com vocês:

Canvas Design – Apresentação

Palestra “CANVAS: Transforme sua ideia em negócio” no Google Campus São Paulo

Download do Painel CANVAS

Caso, preciso de alguma ferramenta complementar, deixe nos comentários.

Melquíades Melo é Professor, Empreendedor e Consultor de negócios. É um dos entusiastas de Canvas na América Latina. Já ministrou conteúdo on-line para mais de 8 países. Fundador da CANVAS DESIGN – Consultoria em Gestão de Projetos Inovadores e Desenvolvimento Humano através do Coaching de Alta Performance Profissional. Pós graduado em Gestão de Empresas e Negócios pela BI INTERNATIONAL e Coach Profissional pela ICC – International Coaching Community. Tem mais de 10 anos de mercado, com trabalhos realizados para FGV, BI INTERNATIONAL, ONU BRASIL, HSBC e Prefeitura de São Paulo. É palestrante, colunista e colaborador em eventos de startup.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...