JANEIRO BRANCO: Cuide de sua Saúde Mental!!!
Ando tão à flor da pele
Que qualquer beijo de novela me faz chorar
Ando tão à flor da pele
Que teu olhar flor na janela me faz morrer
Ando tão à flor da pele
Que meu desejo se confunde com a vontade de não ser
Ando tão à flor da pele
Que minha pele tem o fogo do juízo final
Um barco sem porto sem rumo sem vela cavalo sem sela
Um bicho solto um cão sem dono um menino bandido
Às vezes me preservo noutras suicido
Flor da Pele – Zeca Baleiro
O que é Janeiro Branco?
O JANEIRO BRANCO é considerado um símbolo social que nos alerta sobre a importância da Saúde Mental, visando o fortalecimento de uma cultura humanizada, através de diferentes campanhas e práticas, que sensibilizem e mobilizem ações que ampliem a consciência sobre essa temática.
Reforça a importância e o compromisso com a valorização da vida e do cuidado com a Saúde Mental, na perspectiva dos indivíduos, das famílias, das escolas, das organizações privadas e do estado, através da elaboração de políticas públicas e assistência a população.
Por muitos anos ignoramos ou tratamos com preconceito as questões relacionadas a nossa saúde psíquica, os nossos estados de sofrimento e humor, burnout, depressão, ansiedade, insônia, transtornos alimentares e outras condições, como se tivessem menor relevância que a nossa saúde física.
Ainda na nossa sociedade o indivíduo é visto de forma fragmentada, em duas metades, corpo e psique, tentando entender e atuando sobre uma delas como se a outra não existisse, levando os indivíduos a assumirem um papel passivo em relação ao seu sofrimento, inconscientes dos fatores que o levam ao desequilíbrio, ao invés do protagonismo na sua totalidade, na sua saúde integral e bem-estar.
Sabemos que algumas doenças são alimentadas por muitos fatores, a saber:
- Emocionais (luto, depressão);
- Ambiental (contaminação dos alimentos, poluição):
- Social (ambientes tóxicos, rupturas família, emprego, negócios);
- Moral e Ética (desvios de integridade);
- Entre outros.
Um sintoma corporal pode ser visto como a expressão da relação corpo-psique, sendo a expressão da necessidade de integrar a consciência conteúdos reprimidos e/ou desintegrados.
Na sociedade, onde é supervalorizado, o ser bem-sucedido, invulnerável, inatingível, inabalável, dificilmente reconhece o ser humano com limites e necessidades emocionais.
Considera-se essas necessidades emocionais e limites como fraquezas. Reforçando assim a culpa pela falta de força de vontade, julgando as pessoas como incapazes de lidar com pressão, com o excesso de demandas e sem resistência para conviver em ambientes tóxicos.
O Janeiro Branco vem nos lembrar que neste mundo inquietante, a busca da Saúde Mental está no cuidado conosco. Em equilibrar os anseios da alma sem perder, de fato, o contato consigo mesmo, saber mais quem “EU” sou, confiar em si e nas suas relações.
Compreender o que está acontecendo, confiar na sua capacidade de pensar e construir soluções aos desafios básicos da vida e apropriar-se do próprio valor, que tem direito de colher os frutos do próprio esforço, alcançar suas metas, vencer e assim ser feliz.
Por que Janeiro?
Para incluir na sua lista de desejos para o novo ano: “Este ano vou cuidar da minha Saúde Mental!”
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a campanha Janeiro Branco e como cuidar da sua Saúde Mental? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Um abraço,
Regina Sotto Maior
https://www.estacaolideranca.com.br
Confira também: Abrace sua Sombra: Como lidar com o seu lado sombra?
Participe da Conversa