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Boas vindas à coluna Excelência e Competitividade

Qual a importância de atender um cliente com excelência? Certamente sua resposta será algo como “uma questão de sobrevivência”, mas por que a percepção do cliente ser bem atendido é quase sempre negativa?

Caro leitor,

É com orgulho que aceitei o convite para ser um dos colunistas da Cloud Coaching, onde escreverei quinzenalmente assuntos sobre o tema Excelência no Atendimento ao Cliente. Parabenizo os organizadores pela ação pioneira de levar conteúdo de tão elevada qualidade em formato digital e dou as boas vindas a cada um dos leitores na expectativa que apreciem o conteúdo.

Ao inaugurar a coluna “Excelência e Competitividade” convido o leitor para debatermos este tema amplamente discutido, mas, com tão pouca efetividade na prática.

Para comprovar o que digo basta perguntar a qualquer empreendedor qual a importância de atender um cliente com excelência e certamente obterá a resposta que é uma questão de sobrevivência.

Faça uma segunda pergunta: Se como cliente, ele se sente bem atendido pelo mercado e, quase que unânime, a resposta será negativa. Por que isso ocorre? Justamente pelo fato de que há um abismo enorme entre discurso e prática.

O objetivo desta coluna será refletir quais os efeitos deste distanciamento, o papel do empreendedor dentro deste contexto, e soluções para aumentar as possibilidades de acerto e satisfação dos clientes.

Perceberemos ao longo dos artigos que o segredo da excelência no atendimento ao cliente é ter um olhar holístico sobre 3 pilares: pessoas, processos e clientes. Como também que toda mudança parte de cima, então a primeira lição é que o empreendedor também reflita constantemente seu posicionamento como líder e sobre as ações necessárias para atingir este objetivo.

Na sua essência o sucesso de uma relação de sucesso com seus clientes são as pessoas, pois, mesmo os processos são elaborados e praticados por elas.

Desejo uma excelente semana a todos e aguardo vocês daqui 15 dias, mais especificamente na quarta-feira dia 12 de novembro para debatermos este tema tão importante nos dias de hoje.

Abraços e votos de sucesso.

Luciano Amato

Pós-graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC RS, Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC. Vivência de 30 anos na área de RH, em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho. Desempenhou papéis fundamentais em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho. Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. É Vice-presidente de Diversidade e Inclusão e Líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPRH – Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens de baixa renda que tem por missão transformar vidas através da Educação, Trabalho e Carreira. Colunista das Revista Cloud Coaching. Coautor do livro: Segredos do sucesso: da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão pela Editora Leader e do livro Gestão Humanizada de Pessoas pela Editora Leader. Coordenador e coautor do livro Diversidade em suas múltiplas dimensões pela Editora Literare Books.
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