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Avalie a concorrência para traçar uma estratégia de sucesso

A concorrência te incomoda? Se você respondeu que não, muito cuidado. Ter concorrência é fundamental para que o Coach cresça e se posicione, se tornando até mais competitivo, em muitos casos. Você tem avaliado o que a sua concorrência faz?

A concorrência te incomoda? Se você respondeu que não, muito cuidado. Ter concorrência é fundamental para que o Coach cresça e se posicione, se tornando até mais competitivo, em muitos casos. Sem ela, a tendência é que a gente fique na zona de conforto, onde nada evolui. Mas a questão que trago hoje é: você tem avaliado o que a sua concorrência faz? Afinal, se não analisamos, corremos risco de investir muito acima ou muito abaixo do mercado, além de destoarmos da realidade do mercado, e de ficarmos despreparados para as mudanças dela. Ao olharmos para nossos concorrentes podemos até mesmo aprender com os erros e acertos e assim temos uma escola sensacional – e melhor: de graça.

Não estou dizendo que você deve copiar o que seu concorrente faz – muito pelo contrário. Quero que você aprenda com ele e depois pense no seu negócio. Isso vai tornar mais fácil identificar potencialidades e fragilidades, definir seu posicionamento de mercado, encontrar sua diferenciação, e ver os pontos fortes e fracos da sua marca. Ao avaliar a concorrência será possível até identificar ou prever objetivos futuros e a capacidade deles, o que te permite avançar e ter mais clientes.

E por incrível que pareça, esse momento de crise no Brasil pode ser um cenário muito próspero para o Coach que estiver bem preparado. Se você souber analisar os concorrentes e souber claramente aonde quer chegar, terá um prato cheio para o sucesso.

Muita gente tem dúvidas sobre onde encontrar dados dos concorrentes. É possível sim captá-los sem ser antiético. Antes de tudo faça um Benchmark, ou seja, uma comparação de serviços e práticas que a sua empresa faz e que outros coaches praticam. Você pode observar os sites deles, as notícias de mercado, dados de pesquisas e organizações/associações como a Abracem, SBCoaching, ICF Brasil, Abrap Coaching e instituições como Sebrae e Endeavor, que sempre trazem informações atualizadas de Mercado.

Tendo isso em mãos, pense também em criar a matriz FOFA, ou SWOT, que significa conhecer suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Essa matriz permite um diagnóstico estratégico da sua empresa, e deve ser feita de forma bem racional. Seja crítico e avalie mesmo como se fosse alguém de fora vendo sua marca: quais as fraquezas dela? E as forças? O que a ameaça? Quais são as oportunidades a agarrar? Inclua a concorrência aqui. Avalie a Swot de maneira cruzada, assim:

✔ Forças x Oportunidades = estratégia ofensiva ou desenvolvimento das vantagens competitivas.

✔ Forças x Ameaças = estratégia de confronto para modificar o ambiente a favor da empresa.

✔ Fraquezas x Oportunidades = estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades.

✔ Fraquezas x Ameaças = estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa.

Esse verdadeiro mapa que você vai criar ajuda a guiar para um caminho mais consistente para avaliar o melhor caminho para a sua empresa. Afinal, já vi muitos profissionais se incomodarem com o que a concorrência está fazendo, sem avaliar esse cenário todo… e muita gente se perde nesse exato momento. “Fernando, meu concorrente está apelando, devo apelar também?”, eles perguntam. Mas será que não há uma estratégia por trás disso? Crie sua estratégia de conteúdos e canais, sem copiar e confie nela. “Mas e se eu for copiado?” O primeiro passo é comemorar, você está fazendo um bom trabalho. Se você está sendo copiado, provavelmente o concorrente não tem estilo e nem estratégia própria. É claro que se a cópia envolver direito autoral, você pode trazer um advogado ao jogo. Se não for o caso, brinque e exponha a situação de forma elegante, sem atacar ninguém, claro – o bom humor é sempre o melhor antídoto para vencer.

Fernando Souza é consultor e professor de Marketing Digital e Comunicação. Publicitário, palestrante e empreteco, atua há mais de 15 anos no mercado digital. Faz parte do corpo de professores no IED e na FIA – Fundação Instituto de Administração, São Paulo Digital School, Mirago e Konfide, entre outras. Já ministrou workshops e palestrou para instituições como Abbott, ESPM, K&C, Shoppings Itaquera e Eldorado, PUC-SP, MIS e ESALQ-USP. Tem no currículo atuações em projetos de marketing e mídias sociais para grupos grandes como Fundação Telefônica, Royal Palm Hotels & Resorts, Ticket Edenred, Abril e Hospital 9 de Julho, entre outros.
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