fbpx

Avaliação de REPUTAÇÃO ONLINE

Como você está posicionado no mundo Digital? Uma hora ou outra todos serão buscados no Google. Seja por recrutadores, networking, curiosos ou até mesmo por algum paquera. Que imagem que está se passando?

Como você está posicionado no mundo Digital? Comece fazendo uma busca por seu Nome no Google.

    Faça buscas “entre aspas” e em uma janela anônima para que seus “cookies” não interfiram nos resultados de sua busca.

    Quantos resultados nas duas primeiras páginas representam você?

    Faça essa análise se esforçando para enxergar diferentes pontos de vista:

    • Como eu mesmo avalio os resultados?
    • E meus familiares?
    • Como meus amigos e conhecidos avaliariam?
    • E o mercado?

Uma hora ou outra todos serão buscados no Google. Seja por recrutadores, networking, curiosos ou até mesmo por algum paquera.

Todas as informações do mundo estão sendo organizadas e transportadas para o universo digital. Mapas, produtos, livros, e por fim, pessoas. Você não ficaria fora dessa, certo?

Mas como saber qual é a imagem que está passando? Após fazer o exercício acima, pense em quais das 5 categorias abaixo você se encaixaria:

  • Reputação online negativa
    Esta é a categoria mais indesejável para se estar, significa que você tem um ou mais resultados negativos. Esta categoria não é só reservada para os criminosos e pessoas da TV.
    Em apenas uma atualização de status, foto ou blog sua reputação pode ser manchada no Google em um piscar de olhos.
    Dados antigos também podem ser negativos, uma vez que estamos em constante evolução e, você 10 anos atrás, não o representa mais.
  • Reputação online Irrelevante
    Sim, os resultados são sobre você, mas eles realmente não ajudam e nem prejudicam você, são completamente obsoletos e irrelevantes.
    Em vez de uma reputação online que mostra que você é um dos médicos mais respeitados de São Paulo, o pesquisador encontra o seu antigo fotolog, descobre sua colocação no vestibular ou o resultado da corrida que participou há 5 anos.
  • Este não sou eu
    Neste caso, a sua reputação online é dominada por outras pessoas com o mesmo nome (homônimos). Na melhor das hipóteses, eles impedem o pesquisador de encontrar algo significativo sobre você. Na pior eles podem realmente confundi-lo com outra pessoa, que não tem um histórico lá muito bom.
  • Perfil inexistente
    Aos que pensam que não estar nas buscas estão livres de julgamento, estão muito enganados. Não estar lá, além de estar privando o mundo de saber coisas legais sobre você, pode soar negativo, afinal o quão insignificante é quem não possui nenhum resultado no Google?
  • Perfil positivo
    Seus resultados do Google refletem sua essência e a reputação que você trabalhou tão duro para construir offline.

É importante lembrar que o Eu Digital deve ser autêntico e refletir o mais próximo possível do seu Eu Físico. Se você identificar que é hora de cuidar mais dos seus canais, mãos à obra! Há muitas dicas para turbinar sua reputação em nossos outros artigos da coluna Eu Digital aqui no Cloud Coaching.

Conte com todas as ferramentas disponíveis para realizar seus sonhos.

Henrique Ferrer é Empreendedor, Publicitário e Coach, é especializado em Marketing e Design Digital, além de focar seus estudos em Personal Branding. Todos esses elementos associados a inquietação por entender o comportamento social deram origem a uma visão diferenciada sobre posicionamento. É movido pelas palavras inspiração, transformação e realização.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa