fbpx

Autorregulação: o superpoder dos 2020’s

Você quer assumir as rédeas de sua vida? Então você precisa do Superpoder da Autorregulação. Aplique esses 3 passos no seu dia a dia e assuma o controle!

Autorregulação

Autorregulação: o superpoder dos 2020’s

E 2020 chega ao fim. Com muitas reflexões, desafios e incertezas sobre como serão estes interessantes e incertos anos 2020’s.

Neste momento de tantas mudanças, a capacidade de nos autorregularmos se tornou uma competência essencial. O poder de controlar, alterar e escolher as nossas respostas aos desafios da vida é fundamental para desenvolvermos resiliência e bem-estar físico, mental e emocional.

Pesquisas demonstram que habilidades de autorregulação são necessárias para a saúde e bem-estar. E também apontam que as falhas de autorregulação são fatores importantes para os problemas sociais e de saúde que assolam a humanidade.

Doenças cardíacas, diabetes, obesidade, vícios e inúmeras enfermidades dos dias de hoje são atribuídas às ausências de autocuidado e de autorregulação emocional. Ao mesmo tempo, a violência na sociedade reflete este turbilhão emocional e a intensidade de estresse que nos impedem seres humanos de agirem com consciência e clareza em suas interações consigo mesmo e com os outros.

Autorregulação é a habilidade de agir em seu próprio benefício a longo prazo, de forma consistente com seus valores mais profundos.

É a habilidade de se acalmar quando estiver nervoso e de se animar quando estiver por baixo. É ter consciência de que somos um sistema de energia; saber conter o que drena e desenvolver o que recarrega nossa bateria interna é o “superpoder” dos dias atuais. E saber, no fundo do coração, que somos seres sociais e podemos abraçar a responsabilidade de promover uma sociedade mais harmoniosa.

Autorregulação é a habilidade de nos mantermos saudáveis, resilientes, em alta performance e emocionalmente equilibrados, independentemente das circunstâncias da vida.

É possível desenvolver esta habilidade e transformá-la em uma fortaleza pessoal. Você pode, com alguma disciplina e treino, construir e desenvolver a capacidade de gerenciar de forma eficaz a sua fisiologia, suas emoções, atitudes e comportamentos e promover uma vida mais saudável, equilibrada e com melhores relações.

As pesquisas do Instituto HeartMath identificaram um estado fisiológico específico associado ao funcionamento cognitivo ideal e à estabilidade emocional. A partir destes estudos, foi desenvolvido o modelo de coerência cardíaca, ou coerência psicofisiológica, que se traduz em um estado que pode ser conscientemente induzido e que promove a sincronia de todos os sistemas do nosso corpo, em especial o nervoso, o endócrino e o imunológico, otimizando nossa saúde, vitalidade, performance mental e equilíbrio emocional. E ainda nos abre para a sabedoria intuitiva do coração.

A partir destes estudos científicos, o HeartMath desenvolveu um sistema de técnicas de autorregulação, de simples aplicação, destinadas a despertar cada um de nós para o poder do coração como ferramenta para assumirmos as rédeas da nossa vida. Este sistema de técnicas tem como base 3 passos que você pode aplicar no seu dia a dia.

Passo 1: Focar a atenção no Coração

Onde colocamos nossa atenção no corpo, alterações fisiológicas podem ser medidas. Queremos promover mudanças nos ritmos dos nossos batimentos cardíacos, promovendo ritmos mais coerentes e assim contribuindo para uma melhor qualidade nos sinais que o coração manda para o cérebro em sua constante comunicação.

Passo 2: Respire focado no coração

Respire mais profundamente e mais devagar do que o normal, imaginando o ar fluindo para dentro e para fora do seu coração, ou do centro do seu peito. Busque um ritmo confortável para você, de forma que o tempo de inspiração e de expiração seja o mesmo.

Com esta respiração consciente, estamos equilibrando o funcionamento dos dois ramos do nosso Sistema Nervoso Autônomo, promovendo equilíbrio do funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo e contribuindo para ritmos do coração mais coerentes.

Passo 3: Ative uma emoção regeneradora

Temos o poder de induzir uma emoção regeneradora nos lembrando de uma situação feliz ou vivenciando apreciação, gratidão, amor por algo ou alguém na nossa vida. Quando vivenciamos emoções regeneradoras, aprofundamos nosso estado de coerência cardíaca e secretamos bioquímicos que nos geram saúde, vitalidade e rejuvenescimento, como o DHEA e a Oxitocina.

Pratique por 2 a 5 minutos, de 3 a 5 vezes por dia. Em qualquer momento. Para carregar a bateria de manhã e fluir melhor pelo dia. Para recarregar durante ou após uma situação estressante que drenou sua bateria. E para silenciar o barulho mental e emocional, a fim de buscar uma resposta ou ideia a partir da inteligência do seu coração.

Não podemos mudar os fatos da vida. Mas podemos escolher melhores respostas para lidar com o que se apresenta. Quanto mais coerentes estivermos, mais poderosos estaremos para fluir nestes interessantes e incertos anos 2020’s.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre Autorregulação? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Apreciação: Um Recurso Avançado no Sistema HeartMath

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa