Autorrealização Profissional!

A escolha profissional é um momento de introspecção, descobertas, dúvidas, angústias, além da pressão da família e da sociedade, que cobram mesmo que inconscientemente uma sequência dos estudos!

Querido leitor, em minha opinião a Autorrealização Profissional é um processo longo e contínuo. O ser humano é naturalmente insatisfeito, quanto mais se conquista, mais se almeja…

A escolha profissional é um momento de introspecção, descobertas, dúvidas, angústias e muita agitação para os Jovens, fora a pressão por parte da família e da sociedade, que cobram mesmo que inconscientemente uma sequência dos estudos!

Sem perceberem os pais depositam seus sonhos no futuro de seus filhos e algumas vezes chegam até influenciar nas decisões de que profissão escolher, qual universidade cursar, querendo continuar decidindo por eles… Sinceramente este é um processo natural, apesar de não ser adequado, pois a decisão e a responsabilidade de que carreira seguir é do Jovem e não de seus Pais, eles podem e devem auxiliá-los, mas não decidir por eles.

Escolher um futuro para sua vida é muito angustiante quando se é adolescente, dúvidas, ansiedades, realidades e sonhos é um verdadeiro turbilhão de emoções e pensamentos.

Ele se pergunta: Qual será o meu projeto de vida? Quando começar arquitetar este projeto? É realmente necessário planejar ou será que posso apenas seguir a minha intuição na hora do pré-vestibular? Em minha opinião é preciso haver um equilíbrio nem tão rígido com tantos planejamentos que geram ansiedade, e também nem tão alienado deixando esta decisão para o último ano do ensino médio!

Aprendemos naturalmente a buscar o desenvolvimento em áreas que gostamos, utilizando habilidades específicas que temos e que vamos aprimorando com o passar do tempo.

Quanto maior o autoconhecimento, mais fácil de tomar decisões conscientes.

Se conhecer, conseguir identificar o que gosta e o que não gosta, ou o que tem facilidade e dificuldade, associar seus valores e crenças a sua missão de vida, equilibrar seus sonhos e necessidades com a sua realidade, não é um processo que é decidido da noite para o dia, requer esforço e dedicação e muitas vezes o auxílio de um profissional!

Através do processo de Coaching de Carreira é possível obter excelentes resultados, desde a escolha consciente da sua carreira até o plano de desenvolvimento e acompanhamento dos resultados.

Não existem “fórmulas mágicas” para determinar qual profissão é mais adequada para a sua autorrealização profissional. Ela é construída gradativamente ao longo dos anos e dependerá de outros fatores além da sua escolha profissional.

Cada ser humano é único e cada um encara este desafio de forma diferente. O importante é ter consciência de que as escolhas são necessárias e contínuas, porém, se você estiver preparado, na hora certa terá mais segurança para começar e recomeçar quantas vezes for necessário a sua carreira.

O importante é estar feliz com os resultados alcançados e se sentir realizado!

Deixe seu comentário abaixo, eu ficarei muito feliz em saber a sua opinião!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa