fbpx

Autopersuasão – Uma obrigação na hora de empreender

Quando pensamos nos caminhos do empreendedor, geralmente há muitas alternativas e opções para seguir. Mas constantemente há uma dificuldade muito grande em se motivar para tomar esses caminhos.

505
505

Quando pensamos nos caminhos do empreendedor, geralmente se tem muitas alternativas e opções para seguir. Mas constantemente observamos uma dificuldade muito grande em se motivar para tomar esses caminhos.

Assim, constantemente, observo pessoas, que poderiam ter grande sucesso profissional, desistindo frente às primeiras dificuldades, ou mesmo depois de algumas barreiras que encontram. Mas alerto, o sucesso, seja no empreendedorismo ou em qualquer outra área da vida demanda autopersuasão.

Autopersuadir é estar em constante movimento consigo próprio. Trata-se de uma autorreciclagem, deixando de lado possíveis acomodações que o engessam e o fazem cair na zona de conforto. Por isso, foque em sua própria energia e propósito. E, o mais importante, envolva-se de corpo e alma.

A melhor maneira disso acontecer é, primeiro acreditando no seu potencial. E, segundo, demonstrando essa verdade com todos os recursos corporais: olhos, expressões, postura; tudo isso antes mesmo de abrir a boca. Se for necessário, pratique olhando-se no espelho e tente convencer a si próprio. Se convencer você mesmo, conseguirá convencer os outros.

Sempre busquei pelo meu melhor. Em minhas abordagens, me entrego em tudo que fiz e faço, e além de carregar aquele brilho no olhar, procuro sempre usar palavras positivas.

Toda pessoa e, principalmente, empreendedor sabe que, em determinados momentos, é preciso retroceder e, em alguns casos, até mesmo dispensar alguns colaboradores. Mesmo nesse tipo de situação eu me colocava no lugar das pessoas. Me empoderava diante disso e procurava dizer o que gostaria de ouvir se fosse demitido.

Na prática, procurava elogiar, enaltecer os pontos fortes e os caminhos que os levaram para um verdadeiro crescimento profissional e pessoal. Eu ficava com a sensação de dever cumprido, ao exercer minha autopersuasão.

Esse é apenas um exemplo extremo, mas ele mostra que mesmo frente às situações mais indesejáveis, podemos ter uma postura diferente, podemos aprender e tirar conhecimentos para que continuemos no rumo do sucesso. Assim a dica que eu dou é: recebeu um não ou está enfrentando uma dificuldade? Então essa é a hora de ficar mais atento, pois surgirá novos rumos e aprendizagem. Por isso, não desista!

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...