Autopersuasão é o caminho para mudança

As viradas nas vidas das pessoas dependem de ações. É preciso acreditar no que se pretende fazer, objetivar e realizar. E na vida financeira não é diferente!

2815
2815

As viradas nas vidas das pessoas dependem de ações, é preciso acreditar no que se pretende fazer, objetivar e realizar. Na vida financeira não é diferente, os resultados, o poupar o realizar sonhos só será possível a partir do momento que se acredite que fazer diferente trará resultados, por isso é preciso o poder de autopersuasão.

Mas, o que é persuadir, é mostra que a ideia, o caminho ou sonho que se defende é o melhor e fazer com que as pessoas acreditem e sigam esse objetivo. Contudo, afirmo que persuadir é envolver-se em primeiro lugar. Digo isso porque quando queremos abordar ou orientar outras pessoas, é preciso nossos olhos, gestos, expressões corporais. Mas antes de tudo é preciso que nós mesmos acreditemos no que falamos.

Assim, de nada adianta discursos de mudanças de vidas financeiras, não adianta reunir os familiares, estabelecer estratégia, se a própria pessoa não acredita na necessidade da mudança. Esse é o grande erro das pessoas em diversos pontos e um dos principais sabotadores de vidas.

As pessoas não acreditam no que falam que vão fazer, assim no primeiro obstáculo ocorre o desvio do caminho. Se a pessoa realmente acredita em seus sonhos de consumo, esses não serão desviados por desejos imediatos.

Então pratique olhando-se no espelho e tente convencer a si próprio, se você conseguir terá dado um grande passo para a mudança na vida financeira, mas, mais do que isso, conseguirá persuadir os outros. Trata-se de acreditar nesse sentimento que vem de dentro para fora.

Percebe que ao projetar os sonhos com persuasão, perceberá que ao seu entorno também haverá um envolvimento no propósito ou missão, é mais do que vender, são as pessoas que compram o que você está sonhando e caminharão juntos.

Um método eficaz para obter essa autopersuasão e administrar as finanças de uma maneira mais eficaz é definir os sonhos, sejam eles individuais ou coletivos, e poupar mensalmente para cada um deles. Mas não basta esperar para poupar o que sobrar no final do mês, pois é grande a chance de não sobrar.

Portanto, logo que receber seu ganho mensal já retire a quantia necessária para conquistar seus sonhos, sejam eles de curto prazo (a serem realizados em até um ano), médio prazo (entre um e 10 anos) e longo prazo (acima de 10 anos).

Assim você estará mudando sua forma de lidar com as finanças e passará a priorizar a poupança para conquistar seus sonhos, readequando seu padrão de vida.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...