fbpx

Autoestima Feminina: 9 dicas para Turbinar a Sua Agora!

Muito mais do que nos homens, a autoestima feminina começa a sofrer interferência logo na infância. Como virar a chave e turbinar a sua autoestima?

Autoestima Feminina: 9 dicas para Turbinar a Sua Agora!

Autoestima Feminina: 9 dicas para Turbinar a Sua Agora!

Grande parte das mulheres continua a sofrer com problemas de autoconfiança. Muito mais do que nos homens, a autoestima feminina começa a sofrer interferência logo na infância. As meninas aprendem a vestir-se e a comportar-se de forma a serem aceitas pelo grupo e também para atrair a atenção dos meninos. Se, ao longo do desenvolvimento emocional, as opiniões dos outros passam a ter importância acentuada, as meninas aprendem a adaptar-se aos gostos dos outros. Dessa maneira perdem a sua identidade, de forma inconsciente, mas crescente.

Este é o caminho para uma vida cheia de infelicidade, dificuldades profissionais e inclusive nos relacionamentos.

Felizmente, é possível desenvolver a autoestima e perceber as próprias habilidades e competências. À medida que a autoestima cresce, cresce também a criatividade, a ambição, a saúde física e emocional e a resiliência.

A autoestima não é determinada por comparações e nem depende de aprovação. Pelo contrário, ela é a satisfação pessoal, que não é baseada na beleza, na inteligência, no estatuto social ou na popularidade. Trata-se de ser capaz de dizer a si mesma: “Eu tenho valor e mereço ser amada”.

Sem autoestima, assim que uma relação amorosa termina, a pessoa perde a confiança, perde a noção do seu valor. Pelo contrário, uma pessoa com a autoestima elevada tem consciência do que vale, independentemente dos eventos por que passa.

Compete a cada pessoa determinar os princípios que a norteiam e aquilo que dá sentido à sua vida, sendo absolutamente honesta consigo mesma. Isso implica em conhecer-se a si mesma, gostar de si. E seguir o caminho que te leve a descobrir a mulher incrivelmente iluminada que você é.

A seguir alguns comportamentos necessários para a mudança:

1. Elimine sua culpa

Perdoe-se antes de tudo. Esqueça o passado e pense no que você pode fazer a partir de hoje para construir um futuro diferente. A oportunidade de mudança está presente a cada novo segundo.

2. Não se compare com os outros

Respeite o seu processo, o seu tempo. Pare de ficar rolando o feed e se comparando com as amigas e famosos. Lembre-se que a vida real nem sempre aparece nas redes sociais.

3. Você sempre no topo da lista das suas prioridades

Coloque-se em primeiro lugar, sempre. Cuide de você antes de cuidar dos outros. Não se culpe ou se sinta egoísta por isso. Se você não fizer por você, ninguém fará.

4. Confie em si mesmo

Não espere que os outros te deem a motivação necessária para agir. Encontre forças em si para confiar nos seus movimentos e dessa maneira levar sua vida aonde você deseja.

5. Entenda o que funciona para você

Teste tudo aquilo que sempre teve vontade de fazer. Descubra o que faz sentido para você. Respeite-se nessa escolha e suas atividades deixarão de ser uma obrigação e se tornarão essenciais com o passar do tempo.

6. Agradeça e comemore as pequenas vitórias

Ser grato tem a força de cultivar melhores experiências. Quando notamos todo o bem que há ao nosso redor, somos mais felizes e assim conseguimos nos impulsionar para melhores atitudes.

7. Viva o presente

Não importa o que já foi feito ou o que irá acontecer. Então o que você pode fazer nesse momento para ser mais confiante e celebrar a sua própria existência?

8. Comece hoje, com o que tem disponível

Movimente-se de fato em direção ao que quer mudar, conquistar, transformar.

9. Procure a ajuda de um profissional

Além do apoio de amigos e familiares você pode e DEVE contar com a orientação de profissionais. Eles irão ajudá-la nessa nova mulher que você merece se tornar.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a autoestima feminina? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/

Confira também: O Amor Próprio e a Fragilidade dos Vínculos

Ercilia Canali é especialista em desenvolvimento afetivo e profissional.Consultora de carreira para planejamento do Percurso Profissional diante da história de carreira e de vida, desenvolvimento de competências, transição de carreira e resiliência no ambiente de trabalho.Criadora do programa de atendimento Percurso Afetivo, metodologia de atendimento para mulheres, com foco na aprendizagem de lidar com sentimentos e superar acontecimentos como: infidelidade, traição, separação, dependência emocional, dificuldade de se relacionar, medo e solidão.Mentora de mulheres para resgate de Autoestima e Amor Próprio.Idealizadora e facilitadora do Círculo Afetivo, – encontro de mulheres com compromisso umas com as outras de apoio, respeito, escuta e conexão, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano.Certificada Professional Coaching, Self Coaching e Coaching Generativo, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program Presential, – Analista Comportamental, em Flórida Christian University – FCU (USA); Practitioner PNL – Programação Neurolinguística, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento de Consultoria Interna em Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP; MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FAAP. Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU; Membro do Grupo de Estudo e Trabalho dos Profissionais de Recursos Humanos das Agências de Publicidade de São Paulo; mais de 30 anos dedicados a área de gestão de Recursos Humanos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa