fbpx

Autoconsciência: O primeiro passo para uma Vida Coerente

Autoconsciência com coerência pode te levar a um novo patamar de vida. Pela observação de si você amplia a consciência do que te move e do que trava o flow na sua vida. E pode fazer escolhas diferentes.

Autoconsciência: O primeiro passo para uma Vida Coerente - SpotCheck - Instituto HeartMath

Autoconsciência: O primeiro passo para uma Vida Coerente

SpotCheck. Assim começa qualquer prática do Instituto HeartMath, que identificou e desenvolveu uma metodologia para acessarmos o estado de coerência cardíaca, um estado que podemos ativar a qualquer momento, e que promove bem-estar, resiliência, criatividade e saúde integral.

SpotCheck nada mais é do que um inventário interno. Silenciamos, voltamos para o nosso coração e, como um scanner, reconhecemos o nosso corpo, a nossa trilha sonora emocional, a nossa mente bem como o nosso campo de energia pessoal. Sem julgamento, acolhemos tudo o que vem: o bom, o ruim; o conforto e o desconforto; emoções que drenam e as que regeneram. Tudo é apenas informação que gentilmente abraçamos no coração.

Por que começamos qualquer prática de coerência cardíaca com o SpotCheck? Primeiramente, para reconhecer a diferença entre um estado coerente e um estado incoerente. E também para conhecer os benefícios de escolher um estado de melhor qualidade, e assim, ir aos poucos treinando o seu sistema nervoso a uma nova linha de base.

SpotCheck é um exercício de autoconsciência.

Assim como autoconsciência pode ser uma ferramenta para nos autorregularmos, ela também nos convida a observar o nosso ser em um sentido mais amplo. Os nossos hábitos, as nossas relações, as nossas atitudes e comportamentos, as nossas respostas automáticas aos estímulos da vida, os nossos propósitos. Testemunhar a si mesmo é um exercício de evolução. É a oportunidade de tomar as rédeas também dos resultados que você manifesta na vida.

Você pode identificar pontos a melhorar na sua vida. E se perguntar:

  • Você está feliz? Em que aspectos da sua vida você pode ser mais feliz, realizado, coerente?
  • O que te faz feliz?
  • Que situações ou gatilhos te afastam da felicidade?
  • Como você pode manifestar mais felicidade e evitar desconfortos?
  • Que mudanças você pode fazer para gerar mais felicidade? Uma perspectiva mais positiva da vida? Melhores hábitos e atitudes?
  • Como você pode vivenciar mais emoções que regeneram? E como reduzir a intensidade daquelas que drenam, de fato, a sua bateria, o seu propósito e a sua felicidade?

A resposta está sempre dentro de você. Está no seu coração.

Pela observação de si você amplia a consciência do que te move e do que trava o flow na sua vida. E pode fazer escolhas diferentes.

Fazer estas reflexões no estado de coerência cardíaca intensifica a conexão com o seu coração, com a sua verdade. E te dá acesso à inteligência intuitiva do coração que amplia e complementa a visão racional. Na coerência, coração e cérebro entram em sincronia e uma nova perspectiva do saber se abre para você.

Autoconsciência com coerência pode te levar a um novo patamar de vida.

Com essa dobradinha, você pode ter mais clareza do que é seu, e do que é programação imposta por cultura, educação e visões de mundo de outros. E assim desenhar a sua própria trilha, com os seus sonhos, os seus valores, atitudes e sentimentos que irão manifestar as relações e significados que são seus, só seus.

Vamos experimentar?!

  1. Conecte-se com o seu coração;
  2. SpotCheck: faça o seu inventário interno;
  3. Conectado com o seu coração, amplie o scanner para a sua vida, relações, bem como atitudes;
  4. Escolha uma situação que você queira gerar melhoria (você pode fazer esta prática para todas as questões que escolher, uma por vez;)
  5. Respiração Focada no Coração: com atenção no coração, respire mais profunda e lentamente que o normal, imaginando o ar fluindo para dentro e para fora do centro do seu peito. Então busque um ritmo confortável de forma que a inspiração e expiração tenham tempos parecidos. Respire assim por 2 a 3 minutos;
  6. Ative no seu coração uma emoção regeneradora, como felicidade, gratidão, apreciação por algo ou alguém na sua vida. Passe então a respirar no coração esse sentimento, intensificando-o a cada ciclo. Sustente a emoção e a respiração por mais 1 ou 2 minutos;
  7. Agora pergunte ao seu coração: qual a melhor forma de mudar essa questão na sua vida;
  8. Mantenha a respiração e a emoção e não busque por respostas. Simplesmente mantenha-se nesse estado de coerência cardíaca, acolhendo assim tudo o que vem. Talvez você tenha um insight, uma sensação física, uma imagem… apenas acolha e siga a dica que vem do seu coração. Da sua essência.

Caso não perceba nenhum sinal, está tudo certo. Alguma informação pode vir por meio de sincronicidades ou de um insight em um momento que você não espera.

Você pode repetir esta prática com a mesma ou com outras questões quantas vezes você quiser.

Assim, você vai se autorregulando e lapidando a vida que você escolhe viver. É você o designer da coerência em sua vida.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o que é Autoconsciência e SpotCheck? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: O Coração no Marketing

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa