Anúncios

Aumente sua produtividade combatendo a procrastinação!

O 1° passo é conscientizar e responsabilizar-se por suas atitudes e rever suas escolhas, pois elas determinarão sua vida. Não sofra com situações que você não pode mudar. Essa pode ser uma forma de lidar melhor com a resistência à realidade e evitar a procrastinação.

Como Coach, deparo-me com dificuldades atitudinais e desafios para meus coachees (clientes), dentre eles, destacam-se: a gestão do tempo, definição do foco (pessoal/ profissional), seguida pela procrastinação.

Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para o procrastinador, isso resulta em stress, culpa, perda de produtividade e vergonha por não cumprir suas responsabilidades e compromissos. Fonte: Wikipédia.

Ouço narrativas para justificar: atrasos sucessivos a compromissos, não cumprimento de tarefas, projetos e prazos em geral, dificuldade para iniciar ou desistência de atividade física, dieta ou hábito. Tal fato está associado à falta de foco, disciplina e autossabotagem, que impedem que a pessoa entre em ação e atinja os resultados esperados.

O primeiro passo é conscientizar e responsabilizar-se por suas atitudes e rever suas escolhas, pois elas determinarão sua vida, queira ou não.

O sofrimento e desgastes promovidos pela procrastinação advêm da resistência à realidade, aquela que se impõe.

Não perca tempo ou sofra com situações que você não pode mudar. Essa pode ser uma forma de lidar melhor com a resistência à realidade e evitar a procrastinação.

No processo de Coaching, trabalhamos essas, dentre outras questões com técnicas e ferramentas embasadas cientificamente, que promovem a necessária e pontual mudança, trazendo novos e positivos resultados para o coachee.

A tecnologia móvel e o aumento de sua produtividade

O Método Pomodoro, é um dos que têm ajudado muitas pessoas a disciplinar-se e combater a procrastinação. Consiste em elaborar uma lista de tarefas a serem resolvidas no dia, preferencialmente. Elabore sua lista, divida seu tempo em blocos de 25 minutos de pura execução focada, chamados de Pomodoros. A cada Pomodoro, você fará uma pausa de 5 min., e a cada 4 Pomodoros, você fará uma pausa mais longa (15 ou 20 min). O objetivo é que você foque em uma tarefa por vez e conte seu tempo em blocos, sem distrações (telefone, Facebook, conversas paralelas, Twitter, sites), pois isso é disfuncional para você, portanto, é proibido fazer qualquer outra coisa durante um Pomodoro que não seja a tarefa em si. Navegando pela web, você encontrará alguns App´s Pomodoro para IOS ou Android. Utilizando o método, você pode descobrir que é um ser obstinado e que só lhe falta atuar com mais foco, persistência e disciplina. Com o uso sucessivo desse método, você conseguirá terminar a tarefa atribuída em menos de um Pomodoro, podendo aproveitar o tempo restante para fazer outras tarefas mais simples e leves. Você constatará que, 25 minutos trabalhando focado é um bom tempo a ser aproveitado com inteligência e disciplina, que vai desafogar suas tarefas cotidianas e aliviá-lo do stress e culpa.

Acredite você pode tornar-se eficiente em seu cotidiano, basta dar o primeiro passo: decidir mudar, iniciar e praticar persistentemente que os resultados virão!

⚙️ MC Coaching
Marcio Caldellas, Psicólogo com especializações em Psicodrama, Psicoterapia Cognitiva Construtivista e Psico-oncologia, atuando há mais de 25 anos com adultos e adolescentes. Certificado em Coaching (Personal, Career, & Executive) -2010, e membro da SBC – Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Sólida carreira desenvolvida em Executive Search, atuando como Headhunter ao longo 20 anos em Consultoria Boutique. Responsável pelo atendimento às empresas – nacionais e multinacionais de porte nos diversos segmentos de negócios, com: Assessment Corporativo, DO – Desenvolvimento Organizacional, participação de CE – Convergência Estratégica e Pesquisa de Clima.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa