fbpx

Atritos, Rusgas, Embates e Conflitos: Viva a Limonada!

Desvende o poder dos atritos, rusgas, embates e conflitos para impulsionar o crescimento pessoal e profissional. Aprenda a lidar com os "malas" e transforme desafios em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Atritos, Conflitos: O Tempero que Impulsiona Seu Crescimento

Atritos, Rusgas, Embates e Conflitos: Viva a Limonada!

Imagine um mundo hegemônico. E morra de tédio em pouco tempo! Nos negócios, os monopólios são a morte. A morte da criatividade, a morte dos desafios, da emoção pelas vitórias e das reuniões de avaliação e aprendizados diante de fracassos e até a morte do PDCA. Melhorar pra que, afinal, se é tudo nosso? Avaliar pra quê? Premiar desempenho, que diferença faz? Não há o que conquistar, está tudo dominado.

A visão sistêmica valoriza, respeita e honra os inimigos numa guerra. Quanto mais reconhecemos os recursos do inimigo, então melhor nos preparamos para as batalhas. Para combater o bom combate, é preciso ver, ouvir, refletir e posicionar-se com argumentos fortes diante de um oponente bem preparado.

Quanto mais a concorrência exigir de você, mais você vai ser instigado a desenvolver suas forças e mais será forçado a reconhecer e mitigar suas fraquezas. Se é assim no mundo dos negócios, então por que precisa ser diferente nas relações interpessoais?

Na vida sistêmica (e só vivemos inseridos em sistemas), conviver com os chatos, os prepotentes, os seletivamente surdos, os cabeça-dura, os decididamente posicionados para discordar de você, sempre preparados a resistir ao seu comando, questionar suas premissas e argumentos, aqueles que adotam posturas que de alguma forma testam seus limites, são aqueles que mais ajudam você, de fato, a tornar-se um expert na perigosíssima arte do conviver.

Eles vão te fazer estudar mais, preparar-se melhor para uma reunião, desenvolver análises de cenário mais bem embasadas. O oponente, em suma, te faz crescer. Nas mais nobres e empolgantes artes marciais tão características das culturais orientais, diante do oponente, antes e depois da luta, qualquer que seja o resultado, é parte fundamental do ritual o gesto de honrar o oponente. Esses orientais sabem das coisas, e já faz tempo!

Seja em questões essenciais, seja nas pequenas demandas do dia a dia, para funcionar bem em uma equipe, ouça com atenção, entenda os fundamentos e as argumentações e, sem dúvida, estude a lógica de quem pensa diferente. Essas pessoas poderão muitas vezes enriquecer mais seu repertório e aumentar sua bagagem, sua vivência, do que aqueles que pensam ou dizem que pensam igualzinho a você.

Os atritos, às vezes, são o caminho para se chegar ao novo.

Nas rodadas de brainstorming, nos diferentes modelos de inovação, sair da caixa ou até quebrar a caixa, se for o caso, seja com toda a elegância ou às vezes até de maneira desajeitada, é necessário para se gerar o novo.

Nada nem ninguém que vem ao nosso encontro na vida surge do nada. Eu sou um agente desses encontros com pessoas e situações desafiadoras. Elas me tocam em algum ponto, e me colocam diante de alguma perspectiva de aprimoramento. Bem-vindos os concorrentes, os desafetos, os incômodos. Eles me provocam e me fazem crescer, se eu souber olhar para eles.

Resumidamente, dê aos “malas” o direito de ser o que são e como são. Eles estão apenas, assim como você, procurando cumprir uma função e batalhando, com suas armas, por um lugar ao sol. Antes de explodir, diante de um desafio flagrante, experimente um instante de silêncio e tente dizer pra dentro de si mesmo: “eu sou como você”. A paz começa na alma.

Gostou do artigo? 

Quer conversar mais sobre a importância dos atritos, rusgas, embates e conflitos para o seu crescimento tanto pessoal quanto profissional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você.

Almir J. Nahas
Consultor Sistêmico
https://olharsistemico.com.br/

Confira também: Luz e Sombra: O Poder da Informação nas Organizações

Palavras-chave: atritos, rusgas, embates, conflitos, a importância dos conflitos, qual é a importância do conflito
Almir J Nahas é jornalista, palestrante, professor e facilitador de Constelações Familiares e Organizacionais desde 2004. Durante muito tempo pensou que trabalhava com informação e conhecimento, até descobrir que trabalhava com GENTE.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa