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Até quando devo persistir em um negócio?

Está empreendendo? Persistir é preciso, mas insistir… até que ponto?

Está empreendendo? Persistir é preciso, mas insistir… até que ponto?

Nossa geração tem uma característica interessante, buscamos resultados de curto prazo e de grande alcance com o menor esforço possível. E hoje isso já é possível através de tecnologias e metodologias específicas e nem sempre a expressão – “pedra que muito vira não cria limo” – é uma máxima sem exceção.

Sabemos que a persistência é a marca de pessoas emocionalmente inteligentes. Contudo diante de resultados frustrados até que ponto deve-se insistir em um negócio? Até que ponto devemos persistir em um caminho?

E para ajudar nosso caro leitor a tomar uma decisão “sábia” e não “teimosa”, abaixo seguem alguns passos para reflexão:

  • Tenha uma meta clara e possível:saber quais indicadores se espera para um determinado período é fundamental para garantir que os resultados não sejam frustrantes. Na grande maioria das vezes não são os resultados que são insatisfatórios, mas a expectativa de retorno que é irreal. Por isso planeje e seja otimista, mas considere dados gerais de mercado para não superestimar a oportunidade.
  • Faça planos de 90 dias: estabeleça um cronograma de atividades repetidas durante um período médio de tempo. É pouco conclusivo mensurar resultados a partir de poucos dias. Por exemplo se você estabeleceu uma estratégia digital, permaneça neste caminho durante um período razoável de tempo antes de afirmar que ela não funciona e mudar de estratégia, isto vale para estratégias off-line também, é claro.
  • Considere ciclos de PDCA – planeje, faça, cheque e avalie: Considere dentro dos 90 dias o aprimoramento do plano. O ciclo da melhoria contínua é fundamental para que os resultados sejam aperfeiçoados no caminho.
  • Busque mentores: ouça as pessoas que estão indo bem na área em que está empreendendo e siga o caminho dos bons. Compreenda que reinventar a roda nem sempre é inovar, mas ser pouco produtivo.
  • A lei dos números: tudo é um percentual de algo. Se quer melhorar o % de algo, aumente os números. Se você tem o indicador de que vende 1 a cada 10 abordagens e sua meta é vender 10. Pronto! Você já sabe que deverá abordar 100 pessoas para atingir seu resultado. Se você não tem este indicador você não tem dados para tomar decisões. Construa seus indicadores!

Se após estes passos você tiver zero resultados, talvez você já tenha desistido do negócio e sequer percebeu. Você pode mudar de praia se quiser, mas no geral não existem praias perfeitas. O que existe são pessoas que não persistem em desenvolver as competências essenciais para os negócios e partem para outra porque acham que a praia do vizinho tem mais ondas.

Eu mesma já tive mais de um negócio, quebrei, desisti e voltei em outra rota. Percebi depois de quedas e tropeços que não era o meu negócio anterior que era errado, mas eu que ainda não era a pessoa certa.

Sucesso está mais relacionado à pessoa que você é do que o negócio que você faz. O sucesso é determinado pelo seu conjunto de competências e ao desenvolvê-las você terá sucesso aqui ou acolá.

Por isso insista em desenvolver suas competências pessoais porque elas resultarão em ótimos negócios. Escolha um caminho que te dê alegria e siga em frente, repita os passos acima mencionados e ao final de 1 ano você ficará surpreso!

Persista! Insista… a maior teimosia é achar que o sucesso é rápido e sem esforço. Este caminho “leve” e “fácil” definitivamente não existe! Tenha força, foco e fé.

⚙️ Viva Leve
Betânia Machado é Comunicadora Social pela PUCC e Belas Artes com Extensão em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Master Coach pela Sociedade Latino-Americana de Coaching e Academia Emocional. Tem 20 anos de experiência profissional como Executiva de Marketing, Consultora, Coach, Trainer e Palestrante com foco em Marketing e Desenvolvimento de Pessoas. É empreendedora de Múltiplos Negócios, Mentora da Incetec – incubadora de Negócios do Instituto Federal além de consultora de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial.
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