fbpx

As Vulnerabilidades da Liderança e o Mito do Líder Perfeito

Uma liderança que inspira outras pessoas, que motiva e engaja seus liderados, consegue destacar o melhor de cada profissional e com isso trazer melhores resultados. Mas a pergunta que não quer calar: todo líder é perfeito?

As Vulnerabilidades da Liderança e o Mito do Líder Perfeito

As Vulnerabilidades da Liderança e o Mito do Líder Perfeito

Controle emocional, foco em resultados, e uma ânsia para prosperar cada vez mais, parecem habilidades necessárias para um bom líder, não é mesmo?

Além de resultados, um bom líder sabe que nenhum negócio prospera sem pessoas.

Uma liderança que inspira outras pessoas, que motiva e engaja seus liderados, consegue destacar o melhor de cada profissional e com isso trazer melhores resultados.

Mas a pergunta que não quer calar: todo líder é perfeito?

Na minha opinião, não!

O líder é um ser humano, e como todo ser humano, ele tem seus pontos fortes e suas fragilidades.

O que diferencia um líder bom ou ruim na minha opinião é um detalhe muito específico, a vontade de ser cada dia melhor!

Uma pessoa com esse perfil, irá errar, mas com certeza irá refletir a respeito e irá aprender com os seus erros.

Essa vontade de querer ser cada dia melhor, mesmo diante dos desafios, não o deixará desistir.

Um bom líder não se vitimiza, um bom líder aprende com os seus erros e assim segue em frente.

São lições que ficam na sua trajetória e o deixam mais forte e mais experiente, com vontade de vencer de apresentar novos resultados.

É aí que começa o show!

Para vencer e apresentar novos resultados, um bom líder precisa de liderados engajados na mesma causa, motivados a apresentarem o melhor de si.

A inspiração vem através de exemplos e não através de discursos, vem através de confiança, parceria, trabalho em equipe… É construída no dia a dia!

O líder confia em suas estratégias, na sua equipe, desenvolve as pessoas, exalta os pontos fortes de cada um… Ele extrai o melhor de cada profissional.

Comemora com o time todas as conquistas, mesmo que seja pequena, não importa, pois foi um avanço em direção ao objetivo final!

Mas é claro que um bom líder não vive em sua bolha, sim existem competições entre pares, superiores, liderados… E ele não pode ignorar esse fato!

É preciso ter inteligência emocional, autoconfiança, jogo de cintura, olhar sistêmico, e malícia corporativa. Por mais vulnerável que possa estar, não deve demonstrar suas fragilidades, seus adversários irão perceber e irão se aproveitar das suas fraquezas…

Faz parte da liderança, se posicionar de forma assertiva, defender suas ideias e seus liderados, se conectar com os demais líderes e executivos…

O tempo todo o líder está lidando com pessoas, e saber se comunicar e se conectar com seus liderados, pares e superiores é o que, de fato, irá gerar melhores resultados.

Um bom líder não é aquele que tem sempre a razão, ou que é superior aos outros, um bom líder é aquele que caminha junto, na mesma direção, que tropeça, que levanta rapidamente, que orienta, escuta, reflete, incentiva, motiva e comemora junto a cada conquista!

Um bom líder não é perfeito, um bom líder é uma pessoa que tem suas fragilidades e mesmo assim se esforça para se tornar cada dia melhor.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre As Vulnerabilidades da Liderança e o Mito do Líder Perfeito? Então, entre em contato comigo. Vou adorar conhecer seu ponto de vista!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: Qual é a sua marca profissional?

 

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa