fbpx

As pessoas colocam combustível no carro… veja o que isso tem a ver com você!

Todos nós temos um combustível que nos faz levantar todo dia para a “luta” diária. Você conhece o seu? É importante saber identificá-lo. Trabalhe o autoconhecimento e defina o seu propósito de vida.

Falando desta forma, até parece engraçado, mas assim como um carro precisa de gasolina, etanol, diesel, gás natural e até eletricidade para se locomover, nós também temos um combustível que é o que nos faz levantar todo dia para nossa “luta” diária. Você conhece o seu? É importante que saibamos como identificar o nosso combustível. Para isso devemos trabalhar o autoconhecimento e definir qual é o nosso propósito de vida.

Seu salário no final do mês é um combustível para conseguir honrar seus compromissos. Mas será só isso? Nesse momento devemos olhar para dentro de nós e buscarmos o que faz com que a gente avance mais e invista para buscar resultados positivos.

Vamos pensar juntos. Eu aprendi que ter um caderninho em minhas mãos, me ajuda muito a escrever o que eu quero para prosperar na minha vida pessoal e profissional. Isto já é um caminho para procurar o combustível que eu preciso.

Vou citar alguns exemplos:

  • Preciso me atualizar profissionalmente, então o aprendizado neste momento é um combustível;
  • Preciso me projetar e ser reconhecido profissionalmente, então neste momento o combustível serão novos desafios;
  • Preciso aumentar meu networking, então meu combustível será: trocar experiências com outras pessoas, entrar em grupos de estudo, fazer um curso de especialização, frequentar uma Academia, etc.;
  • Preciso me dedicar mais aos meus filhos e à minha família, então neste momento o combustível é o amor e o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal;
  • Preciso eliminar peso, então o combustível é uma alimentação saudável atrelada a exercícios físicos.
  • É preciso entender que cada ser é único e tem seu próprio combustível.
  • É importante se olhar no espelho todos os dias e perguntar:
  • Quem sou eu?
  • Qual a minha realidade?
  • O que eu quero para a minha vida?
  • Qual o meu combustível?
  • O que me incomoda que eu quero mudar?
  • Como eu faço para conviver com as adversidades?

Temos que usar nossas qualidades, lições aprendidas, humildade, desafios, escolhas conscientes, potenciais positivos, propósito de vida, etc.

Pode ser que tenhamos que olhar para dentro de nós, mudar de foco, celebrar nossas vitórias, usar nossos talentos a nosso favor, conhecer nossas armadilhas, etc.

Frase para reflexão:

“Os primeiros quarenta anos de vida dão-nos o texto: os trinta seguintes, o comentário”
(Schopenhauer)

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e consultora que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa