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As lições de Michael Jordan

Antes dos acertos sempre há erros. As tentativas que não deram certo fazem parte do aprendizado, do desenvolvimento, do aprimoramento, da descoberta de melhores maneiras de se fazer algo. Infelizmente, os fracassos são pouco valorizados e até desprezados no ambiente corporativo.

Antes dos acertos sempre há muitos erros. As tentativas que não deram certo fazem parte do processo de aprendizado, de desenvolvimento, de aprimoramento, de descoberta sobre as melhores maneiras de se fazer alguma coisa.

Infelizmente, os fracassos são pouco valorizados e até desprezados no ambiente corporativo.

O presidente americano John F. Kennedy (1917-1963) disse: “o sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão”. Os erros podem ser os melhores pais de sucessos futuros. O processo de aprimoramento profissional é lento, leva anos e as falhas fazem parte dele.

Deveríamos elogiar muito mais o esforço de quem continua tentando do que enfatizar apenas o sucesso final. A atitude de seguir em frente mesmo após ter falhado em algum projeto é positiva. Ela implica superar as frustrações iniciais consigo próprio e com o processo e manter a persistência com a consciência de que está fazendo o melhor que pode.

Segundo Gordon Allport, psicólogo americano, a atitude é o estado interno que influencia a escolha de ações pessoais, um comportamento que pode ser desenvolvido. Você escolhe!

Michael Jordan construiu uma das carreiras mais vitoriosas da história do esporte e notabilizou-se por superar adversidades e crescer em momentos decisivos. Segundo suas próprias contas, errou mais de 9.000 arremessos na carreira e perdeu quase 300 jogos. Entre suas máximas, há esta: “algumas pessoas gostariam que algo acontecesse, algumas desejam que aconteça e outras fazem acontecer”.

Ele acertava cerca de 50% de seus arremessos. Entre seus acertos, estavam aqueles lances que eram decisivos para o resultado do jogo. Sua atitude diante do desafio em quadra determinava o resultado final. Querer acertar, fazer o melhor, o certo, é uma questão de atitude.

Nos processos seletivos, as atitudes dos candidatos são mais valorizadas do que os conhecimentos técnicos. A capacidade para resolução de problemas (o que inclui não ficar reclamando das dificuldades), autoliderança (identificar e estabelecer prioridades), autoconfiança (a capacidade de realização e de superação de dificuldades), otimismo (perceber situações de maneira positiva) são atitudes e comportamentos desejados.

O importante não é acertar sempre, mas sim manter a atitude positiva e se dedicar, fazendo o melhor que pode, para não errar nos momentos decisivos.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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