fbpx

As Leis das Emoções (parte I)

Você já ouviu falar das 7 leis das emoções, trabalho do psicólogo holandês Nico Fridja? Se você é uma pessoa curiosa e quer conhecer um pouco mais sobre o tema emoções, este artigo é para você!

Se você é uma pessoa curiosa e quer conhecer um pouco mais sobre o tema emoções, nesse artigo relato brevemente o trabalho do psicólogo holandês Nico Fridja em relação às 7 leis das emoções; nessa primeira parte abordo sobre as 3 primeiras.

Fridja esteve comprometido com uma pesquisa sobre o funcionamento das emoções durante sua vida, contribuindo para o mundo todo seu estudo em sínteses às tendências emocionais que nomeou como leis emocionais.

Não devemos considerar que seja uma interpretação rígida, pois ao tratar de emoções muitos elementos podem interferir no contexto. No entanto, considerar como uma tendência situacional. As primeiras leis são:

1ª Lei do Significado Situacional:

As emoções são resultado de situações específicas, de acordo com o significado tende a produzir emoções similares. Exemplo: Estar num ambiente agradável conversando, gera reações de alegria. Já num ambiente hostil, as emoções são contrárias.

2ª Lei da Realidade Aparente:

As reações emocionais de uma situação estão baseadas na realidade mental que a pessoa percebe a situação de acordo com suas crenças. Exemplo: Cinco amigos irem numa festa e cada um descrevê-la de forma diferente no dia seguinte.

3ª Lei da Habituação, Comparação e Mudança:

Habituação remete às emoções que com o decorrer do tempo e da exposição você acaba se acostumando e as emoções são menos intensas do que ao início. Exemplo: Ter medo de algo, que com a exposição você se habitua à situação e o medo vai diminuindo.

Comparação refere-se que sempre estamos comparando a intensidade das nossas emoções de forma consciente e inconsciente em relação a nós e aos outros. Exemplo: Antes eu sentia insegurança, hoje não mais. O outro não tem a mesma tristeza que eu tive ao receber a notícia.

Mudança: as emoções nesse caso têm uma alta intensidade frente às mudanças. Exemplo: Estou desempregado, vai demorar muito para arranjar um emprego novamente.

No próximo artigo escreverei sobre as quatro últimas leis. Te convido nesse intervalo, a refletir sobre as primeiras tendências do funcionamento emocional para que expanda a consciência sobre si e o outro.

Até breve!

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa