fbpx

As Janelas Quebradas da sua Carreira (e como elas te afundam em problemas!)

Você sabia que a teoria que ajudou a diminuir o índice de crimes em NY pode ajudar você a desenvolver sua Carreira de forma ampla e benéfica?

Assaltos, assassinatos, roubo. Sirenes policiais. Caos. Não, não estou falando do Rio de Janeiro ou São Paulo. Nem de outra capital do Brasil. Essa era a rotina dos habitantes da cidade de Nova Iorque no final da década dos anos 80.

Era uma epidemia de violência que colocava a cidade no topo de um ranking assustador: quase 10% de seus habitantes estavam envolvidos com algum tipo de crime (isso era mais que o dobro do registrado nos EUA inteiro).

Porém, na década seguinte tudo mudou: O índice de criminalidade de 10% caiu para menos de 4%, fazendo da cidade um exemplo de segurança. Mas como?

Como NY saiu do fundo do poço para ser a cidade mais segura dos EUA… e a 21ª mais segura do mundo?

É aí que entram as janelas quebradas. Leia esse artigo até o final!

Dois estudiosos criminologistas chamados James Q. Wilson e George Kelling, descobriram e deram luz a uma teoria: A teoria das janelas quebradas. Você conhece essa teoria?

Está curioso com ela, que ajudou a diminuir o índice de crimes de NY, vai te ajudar a desenvolver a sua Carreira de uma forma ampla e benéfica?

Vamos ao que diz a Teoria:

Ela diz que: Ao contrário do que todos pensavam, a solução não era usar a tática do fogo contra fogo para combater a violência. E Willian Bratton, responsável pelo combate ao crime na época, era favorável a essa teoria.

Segundo ela, o crime é um resultado inevitável da desordem.

Se uma janela de um prédio qualquer está quebrada e abandonada sem conserto…

… Isso quer dizer que ninguém se importa e que ninguém está no comando.

Assim, quanto mais janelas quebradas, mais desordem e anarquia. E isso é um convite para crimes mais sérios.

E problemas menores como desordem pública, lixo nas ruas e pichações são o equivalente às janelas quebradas.

É o vírus que se espalha criando uma epidemia incontrolável.

Com uma polícia presente aos problemas menores, Bratton conseguiu cumprir seu objetivo. Nova Iorque se tornou segura.

Assim, O crime era uma questão de contexto. Era o ambiente favorecendo o seu desenvolvimento.

Ao olhar para uma janela quebrada e sentir ali um convite para um ato ilícito, as pessoas passaram a sentir a presença da ordem e do cuidado ao ter tudo organizado e seguindo as regras da boa conduta.

Tudo envolve contexto e as pessoas ao redor dele.

Traçando um paralelo, as janelas quebradas são como erros inocentes que você comete no desenvolvimento da sua Carreira (e nem percebe).

Assim como janelas quebradas são um chamado para crimes mais violentos… Erros “inocentes” na sua Carreira podem revelar problemas mais sérios sobre os seus resultados.

“Mas quais problemas, Rodrigo?”. Problemas como: Motivação baixa para trabalhar; Não gostar do que faz; Sentir-se mal dentro da equipe onde trabalha; Falta de foco nas atividades; Reclamar (mesmo que um pouquinho) do seu chefe, da empresa, do seu salário, etc

É o vírus se espalhando em você (e você nem se dá conta disso).

E digo mais… Ninguém está livre desse mal. Nem eu, nem você, nem ninguém.

Agora eu te pergunto: Quais são as pequenas, mas perigosas janelas quebradas da sua Carreira que você não vê?

Muita gente que procura um Coach está, instintivamente, procurando consertar as janelas quebradas das suas vidas. E durante o desenvolvimento do processo de Coaching, as coisas vão sendo consertadas aos poucos. Sabe por quê?

Porque quando o Coach se preocupa de verdade com o seu desenvolvimento (seu, nesse caso é de você que está lendo esse artigo aí), tudo anda. Agora… se o Coach pensa só no cliente, no dinheiro, tudo fica no lugar.

Coaching é algo sério. E você quando for procurar um Coach, deve, também, levar isso a sério.

Além disso… quando você for entrar em um processo de Coaching, faça isso de corpo e alma, pois só assim você terá uma clareza maior a respeito de onde estão as janelas quebradas da sua Carreira e, também, como fazer para colocar tudo em ordem.

Só assim você vai voltar a sentir aquela sensação de paz, ordem, tranquilidade e harmonia na sua vida profissional (e pessoal) para, então, dar passos mais rápidos no sentido do você sente que é o melhor para você nesse momento.

Até a próxima!

Rodrigo

Rodrigo Pace Author
Rodrigo Pace tem mais de 17 anos de experiência profissional em TI, atuando como Consultor na Telefonica Vivo há mais de 10 anos. Certificado PMP. Coach especialista em Profissionais de TI, Escritor, Palestrante, Professor e Empreendedor Digital. É formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Unesp e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Criador do projeto Desafio LinkedIn que já atendeu mais de 3.300 alunos gratuitamente proporcionando maior valor, resultados e visibilidade profissional para as pessoas dentro do LinkedIn.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa