fbpx

As Dimensões do Ser Humano: Pensar, Querer e Sentir

Explore as dimensões do ser humano e mergulhe no poderoso mundo do autoconhecimento e da Antroposofia. Descubra como esses conceitos podem transformar sua vida e trazer uma nova perspectiva sobre corpo, alma e espírito

As Dimensões do Ser Humano: Pensar, Querer e Sentir

As Dimensões do Ser Humano: Pensar, Querer e Sentir

Na minha reflexão anterior abordei o ócio criativo como a plenitude do indivíduo integral ao conciliar o trabalho, o estudo e o lazer, inspirada no Domenico De Masi. Eu trouxe uma vivência recente do ócio criativo, pude observar minha evolução no  autoconhecimento.

Quero enriquecer esse tema com a concepção da Antroposofia criada pelo filósofo, educador e artista Rudolf Steiner (1861-1925), denominada a visão trimembrada do Ser Humano.

Vale aqui entender a origem da palavra grega Antroposofia que de acordo com Wikipedia, antroposofia (“antrop(o)”, “homem” + “sof(o)”, “sábio”, ou seja, o estudo, o saber sobre o Ser Humano. Assim, pode ser entendida como uma metodologia de conhecimento da natureza do ser humano, do Universo e ser aplicada em, praticamente, todas as áreas da vida.

Voltando então à visão trimembrada, na Antroposofia, o ser humano é composto por corpo, alma e espírito.

A alma se expressa no mundo através das faculdades do pensar, do sentir e do querer, dando forma e concretizando as experiências da vida.

O Pensar está relacionado ao nosso cérebro, tendo a lógica, a clareza e a racionalidade como algumas de suas características. Dados, informações, conceitos, ideias e como essas são expressas fazem parte dessa dimensão. Certamente conhecemos pessoas que são brilhantes nas suas apresentações, em suas dissertações, com clareza, argumentação convincente, encadeamento das ideias e outras qualidades.

A localização do Sentir no corpo humano é no sistema rítmico, com o coração, circulação e pulmões que nos dá a temperatura. É manifesto pela identificação, nomeação e expressão das sensações, das emoções, dos sentimentos.

Todos nós temos esta faculdade e a mostramos de forma individualizada, ou seja, cada um tem o seu jeito, o seu temperamento. Uns mais contidos, comedidos, outros mais diretos e até explosivos. O que se observa é que o Ser Humano tem ainda pouco letramento nessa dimensão. Como vemos dificuldade, em especial no meio corporativo, na expressão dos sentimentos.

O Querer representa a ação, a vontade de realizar, de praticar, de entregar, o que se consegue no corpo físico, com os membros. Vemos pessoas dinâmicas, rápidas, que muitas vezes partem para a ação sem o devido pensar no plano, suas etapas, impactos e acabam se queimando, se arrependendo, gerando conflitos internos e externos.

A ponte, o link entre o Pensar e o Querer é estabelecido pelo Sentir.

Para todas essas dimensões, o autoconhecimento é condição sine qua non para uma profunda análise e entendimento de como somos e funcionamos em cada dimensão e assim lidar melhor com o outro nas relações cotidianas.

A complementariedade é uma estratégia efetiva na composição de uma equipe com a diversidade sendo praticada. Se temos alguém do Pensar no time, que em geral tem dificuldade de realizar, esse pode compor com um outro que tem a qualidade do Querer. Não esquecendo de passar pelo crivo do Sentir, o que se pretende realizar.

No próximo artigo quero abordar outras três dimensões do Ser Humano, a imaginação, a inspiração e a intuição. Tenho refletido sobre tudo isso que somos e a Inteligência Artificial, tão discutida e presente no nosso mundo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as Dimensões do Ser Humano? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Vera Godoi Costa
https://www.linkedin.com/in/vera-costa-71830715/

Confira também: Ócio Criativo: O que é e como ele pode Melhorar seu Trabalho

 

Vera Godoi Costa, é mãe, avó, mulher, apaixonada pela vida. Atua como coach, conselheira, consultora, mediadora de conflitos, mentora, palestrante. Pauta sua vida num movimento de “estar sendo”, ou seja, o autoconhecimento e o autodesenvolvimento são seus focos, quer seja acadêmico, especializado, com os clientes, com as pessoas em geral, utilizando-se de todos os sentidos nas experiências diversificadas da vida.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa