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As dimensões do pensar, sentir e querer no processo de Coaching

O Coaching é um processo de ajuda que só acontece por meio de um encontro autêntico. Para Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, a compreensão do ser humano só é possível quando vamos além do discurso e linguagem e adentramos em sua alma.

Quando estudamos o Coaching com base num olhar da antroposofia, sabemos que uma sessão de Coaching é um local de encontro profundo. O Coaching é um processo de ajuda que só acontece por meio de um encontro autêntico. Para Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, a compreensão do ser humano só é possível quando vamos além do discurso e linguagem e adentramos em sua alma.

Para o fundador da antroposofia, a individualidade do ser humano é expressada por meio de três dimensões: o pensar, o sentir e o querer. Vamos entender melhor cada uma dessas esferas.

A dimensão do pensar é a que está mais “acordada” no individuo e remete ao passado. Pensamos praticamente o tempo todo e por meio do pensar fazemos a leitura das outras pessoas. O grande problema é que em meio aos nossos pensamentos e à “nossa conversa interna” muitas vezes interpretamos de forma equivocada o outro. Numa relação de Coaching, é preciso que o coach silencie o seu pensar, evitando seus modelos mentais pré-concebidos e julgamentos. E também assuma uma postura de interesse genuíno pela biografia do outro. Assim, o encontro efetivamente pode acontecer.

A segunda dimensão é a do sentir, com foco no presente. Enquanto o pensar está acordado, para a maioria das pessoas o sentir permanece adormecido. Num processo de Coaching, o coach deve ficar muito atento para que o sentir não seja contaminado por simpatias e antipatias. É preciso ter atenção ao tom de voz, expressão facial e gestos do coachee. Precisamos compreender que aquilo que o outro sente é real para ele, pois pertence ao seu mundo interior.

E por último, temos a dimensão do querer, ligada ao futuro.  Muitos coachees têm dificuldade em executar seu plano de ação. Nesse caso, o coach precisa avaliar se soube levar o cliente para dimensão do “sentir” no processo. Isso porque o querer é mobilizado quando enxergamos sentido em algo. Se o cliente não se engajou, talvez o processo tenha ficado muito tempo na dimensão do pensar. Aqui é preciso perceber na narrativa as reais intenções do cliente. A dimensão do querer incita forças do futuro.

O poema abaixo de Steiner deixar claro como essas 3 dimensões são fundamentais no nosso processo de desenvolvimento:

“No pensar, lucidez

No sentir, afeição

No querer, ponderação;

Se eu aspirar estas três,

então poderei esperar

saber orientar-me corretamente,

nas trilhas da vida,

frente a corações humanos,

no âmbito do dever.

Pois lucidez provém da alma,

e afeição mantém o calor do espirito,

ponderação revigora a força vital.

E tudo isto, aspirado na confiança em Deus,

conduz, nos caminhos humanos,

a bons e seguros passos na vida.”

(Rudolf Steiner)

Uma verdadeira relação de Coaching deve levar o cliente a ter maior consciência do seu pensar, melhor percepção do seu sentir e coragem para despertar o seu querer.

Taynã Malaspina é graduada em Comunicação Social pela ESPM, com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP. No mestrado, estudou a relação entre trabalho, felicidade e sentido para jovens. Atualmente faz parte do núcleo de pesquisa do programa de doutorado em Psicologia Social (PUC-SP) e investiga o tema de projeto de vida. Autora do livro “Geração Y e busca de sentido na modernidade líquida e também do livro “O Trabalho contemporâneo no Brasil: desafios e realidades”. Dentro do mundo organizacional atuou na área de marketing de empresas como: Camargo Corrêa, Amanco e Samsung. Sócia-diretora da Oficina da Estratégia, consultoria especializada em pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Coach formada pelo Instituto Ecossocial, com certificação ACC pela International Coach Federation (ICF). Formação em Coaching de Conflitos pelo Instituto Trigon – Entwicklungsberatung. Também participou do workshop de Comunicação Não Violenta no Instituto Ecossocial. Professora no curso de graduação em Administração e Recursos Humanos nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Psicologia Aplicada, Ética e Qualidade de Vida. Fundadora do Movimento por um Trabalho com Sentido.
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