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As 4 Principais Tendências de Marketing para Você se inspirar!

Para quem estuda ou trabalha com Gestão de Marcas, descubra as 4 principais Tendências Globais de Marketing para 2022, segundo a Nielsen.

As 4 Principais Tendências de Marketing para Você se inspirar!

Tendências de Marketing para Você se inspirar!

Amigos leitores, hoje eu vou me inspirar em um trabalho “futurista” publicado pela plataforma Seja Relevante, um espaço de informação sobre os grandes temas que impactam a sociedade e o ambiente de negócios. Esse observatório e os seus conteúdos tem a curadoria da Fundação Dom Cabral e merece a atenção de lideranças, executivos e gestores. Independentemente do porte das suas empresas ou instituições. Em Junho de 2022, tendo como base um relatório da consultoria Nielsen, foi apresentado estudo com as principais Tendências Globais de Marketing para o futuro.

O título original do estudo é Era of alignment: Future-focused strategies for brand building and customer acquisition (Era do alinhamento: Estratégias focadas no futuro para construção de marca e aquisição de clientes – em uma tradução livre). Uma das afirmações marcantes do documento foi a de que:

“As marcas continuam a reequilibrar esforços de Marketing após o retrocesso ocorrido em 2020, especialmente no que diz respeito aos canais tradicionais de alcance de massa”.

Para quem estuda ou trabalha com gestão de marcas, eis a seguir as 4 principais Tendências Globais de Marketing para 2022, de acordo com os profissionais do setor consultados:

1. Brand Awareness

Conceitualmente, brand awareness uma expressão que descreve o quanto os consumidores ou os clientes estão familiarizados (conscientes) com determinada marca (seja ela institucional, de produtos ou serviços). Atualmente, esse reconhecimento da marca nunca foi tão importante, ou seja, construir brand awareness é um essencial objetivo de Marketing para as organizações. Hoje, entre a fragmentação midiática e múltiplas fontes de criação de valor para as marcas, as marcas precisa, de fato, alavancar uma variedade de canais para atingir o maior público possível.

2. Medir o ROI de forma integral

Conforme explicitado no relatório da Nielsen, a tecnologia para engajar, medir, otimizar e, principalmente, comprovar o retorno do investimento (ROI), nunca esteve tão em alta. Porém, enquanto os profissionais de Marketing estão mais confiantes em medir o ROI das mídias sociais, a confiança da medição global é de apenas 64%. A confiança na medição do ROI de mídia social é significativamente maior na América Latina (86%) e notavelmente menor na Ásia-Pacífico (55%), enquanto a América do Norte chega a 59%. Passa a ser absolutamente necessária a construção de tecnologias e processos de medição para ampliar a confiança dos profissionais de Marketing ao medir o ROI em mercados pagos e canais tradicionais.

3. Estratégia de dados consolidada

O estudo que nos serve de base é determinante quanto a este fato: o engajamento com canais digitais continua a aumentar e cada interação cria um novo passo na jornada do consumidor. E, portanto, entender os consumidores garante que os anunciantes estarão alcançando os públicos certos com mensagens adequadas. Com a crescente proliferação de canais de mídia, há uma abundância de conjuntos de dados. Isso exige que os profissionais de Marketing passam a depender de alta qualidade dos dados para desenvolverem estratégias mais abrangentes.

4. Fazer da marca uma promessa

Os consumidores e os clientes estão procurando mais do que apenas um produto ou serviço nas marcas que compram. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais da metade compram marcas que apoiam as causas que eles (consumidores e clientes) consideram importantes. E perto de um terço deles esperam que as marcas que compram apoiem causas sociais. Outro ponto que o relatório considera como tendência futura cada vez mais presente é a identificação de a marca ter foco em causas sociais, diversidade e responsabilidade corporativa, razão pela qual os profissionais de Marketing relatam que marcas devem enfatizar essas questões.

Para quem quiser ter acesso ao relatório completo de 2022 (em inglês), clique aqui. É interessante lembrar que, em 2021, o relatório global da Nielsen mostrava que o mundo experimentara pandemia que o pegou de surpresa, trazendo a necessidade de agilidade para superar as incertezas e a disrupção. A capacidade de mudar (e se adaptar) tornou-se ainda mais imperativa aos gestores e lideranças. Eles precisam ser cada vez mais inteligentes no que diz respeito a estratégias e táticas com as marcas que representam. Decerto, observação essa que vale se eles, gestores e lideranças, efetivamente quiserem vencer em um cenário de públicos cujos hábitos e preferências têm mudado, acentuadamente.

Gostou do artigo? Quer saber mais as Tendências Globais de Marketing para 2022? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br. Espero que o assunto tenha sido do seu interesse e que dele venha a tirar grande proveito no seu cotidiano.

Até a próxima postagem!

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

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Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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