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As 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo: Quais são e o que representam?

Vivemos num mundo dominado por empresas transnacionais, com suas marcas dominando os cenários virtuais e físicos. O que representam essas marcas, as mais valiosas do mundo?

As 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo em 2022: Quais são e o que representam

As 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo: Quais são e o que representam?

Como os leitores bem sabem, este espaço procura explorar assuntos na fronteira do conhecimento, algo que a cada dia mais impactos irá trazer às nossas vidas. Em um mundo hoje dominado por empresas transnacionais, com suas marcas dominando os cenários virtuais e físicos que nos rodeiam, cabe refletir o que elas representam além do simbólico. Quais as mensagens que essas marcas nos transmitem a todo instante? Pois bem, para tratar disso eu vou utilizar o relatório das marcas mais valiosas do mundo de 2022, lançado pela empresa Interbrand.

Contextualizando, a Interbrand é uma consultoria de marcas com expressão mundial, há mais de 40 anos, tendo sido pioneira em trabalhos icônicos e criando ferramentas de construção de marcas que ora são comuns no cotidiano dos profissionais de marketing. As marcas nunca foram tão importantes como agora, enquanto seu papel tem mudado drasticamente. O que costumava ser sobre “criar diferenciação em uma era de abundância”, agora é sobre “permanecer relevante em um contexto de turbulência”.

Os negócios estão incrivelmente dinâmicos, desafiando algumas das conceituações mais amplamente aceitas em gestão de marcas.

A abordagem dada pela Interbrand combina três elementos fundamentais e dinâmicos, em qualquer mercado – pessoas, negócios e suas interações. Porém, o que deve ficar muito bem entendido a qualquer gestor, de qualquer tipo de empresa, é que as empresas líderes mundiais pensam sobre o que a marca representa, contra o que ela se posiciona e para que direção deve seguir.

Com o título “Brands as Acts of Leadership” (clique aqui para acessar o documento completo), o relatório de 2022 inicia com uma afirmação do CEO Global Gonzalo Brujó:

Estamos vivendo um renascimento, um período de tempo em que nossa compreensão do mundo sofre mudanças. A mudança constante faz parte do ambiente em que os gestores devem construir e gerenciar as marcas, incluindo a forma como nos relacionamos: uns com os outros, e todos com os negócios, e com o mundo em geral”.

O relatório acrescenta que, nos últimos dez anos, tem sido identificado um crescimento acelerado na força das marcas globais. Apenas a título de exemplo dessa força, o valor acumulado das 10 principais marcas (US$ 1.649 m) é maior que o valor combinado das próximas 90 marcas (US$ 1.440 $m) do relatório. Hoje, as empresas mais bem sucedidas colocam seu foco não vinculado ao produto, mas tendo a marca com seu crescimento crítico ativo e motor.

Hoje, a marca é um caminho através do qual a empresa é capaz de abordar uma gama de diferentes necessidades dos seus clientes ou consumidores.

A empresa faz valer a utilidade e a equidade em sua marca para impulsionar um crescimento exponencial em novas arenas, continuando a capitalizar ganhos incrementais onde já está presente. A Interbrand chama isso de “Pensamento de Arena”. Porém, o mundo atual não fica nessa limitante para as marcas globais.

Um negócio, representado por sua marca, tem mais um papel importante a desempenhar na criação de uma sociedade equitativa e inclusiva, com uma gama de interessados, incluindo acionistas, funcionários, comunidades e consumidores. As marcas que têm o potencial para prosperar nesta década vão equilibrar experiência e integridade a fim de gerarem receita sustentável, crescimento e lucro. Elas vão estar orientadas a fazerem as coisas certas.

Esses sinais ajudam os consumidores a entenderem onde e quando podem compartilhar valores comuns com as marcas de sua preferência. Da mesma forma, podem avaliar como e onde a marca complementa (e se encaixa em) seu próprio significado de vida, aprofundando a conexão emocional. Essa noção vai além do que, costumeiramente, chamamos de propósito. É um nível mais alto de liderança, pois é sustentada por iniciativas éticas, destemidas e com valores sociais aceitos.

A esse tipo de contexto a Interbrand deu o título de “Marcas com Atos de Liderança” (vem daí o nome do relatório), com os seguintes atributos: elas têm posicionamento singular e objetivo; guiam a tomada de decisão da empresa; mesmo em momentos de turbulência ou mudança, esses atos têm potencial claro para acelerar um negócio com informações oportunas; apresentam o relacionamento mais significativo e poderoso com clientes e consumidores.

Antes de darmos aqui a relação com as 10 mais marcas globais mais valiosas do mundo, em 2022, cabe acrescentar uma conclusão.

Ao combinar ótimas interações e ações significativas, essas marcas mais valiosas buscam além do que seria seu propósito e alcançam mais do que puro crescimento. Essas marcas líderes fazem bem o que tem de ser feito, oferecendo experiências superlativas, e também fazem as coisas certas, agindo com integridade intransigente. Essas marcas desenvolvem movimentos icônicos estabelecendo as bases para um crescimento extraordinário.

Cabe comentar que, pela primeira vez, o valor total das cem marcas mais valiosas ultrapassou a cifra de US$ 3 trilhões (crescimento de 16%, de 2021 para 2022). E também, este ano viu a mais rápida taxa de crescimento já registrada, comprovando a contribuição da marca da empresa em seu sucesso econômico. Enquanto os mercados financeiros mostraram oscilações significativas nos últimos anos, o valor das marcas mais fortes têm constantemente aumentado. .

Pois bem, matando a curiosidade, eis aqui a relação com as 10 marcas mais valiosas, em 2022.

Nelas se percebe o surgimento de uma “superliga” (expressão tirada do próprio relatório). Construídas sobre experiências excepcionais e forte integridade, estas empresas podem se mover em várias direções, aumentando a participação na vida dos clientes, juntamente com o crescimento dos seus valores de marca e de mercado. Paralelamente, é cada vez mais difícil encaixar essas marcas em categorias (o que Apple e Google fazem?), mas as coisas ficam mais claras ao assumirmos a perspectiva de qual aspectos do cotidiano de vida dos clientes e consumidores elas envolvem.

As Marcas Mais Valiosas do Mundo: Quais são e o que representam?

Em última análise, essas empresas cada vez mais estão construindo negócios em torno de suas marcas. Ao contrário da tradicional abordagem de construção de marcas em torno um produto (ou serviço).

Para você coach, mentor, consultor ou conselheiro de empresas é fundamental ter essa visão moderna sobre gestão de marcas. Isso porque amanhã poderá ter esse assunto na sua pauta de trabalho. E, se precisar de ajuda, entre em contato comigo. Terei o maior prazer contribuir.

Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais, na Rádio Cloud Coaching ou, então, pelo site www.mariodivo.com.br.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as 10 marcas mais valiosas do mundo e o que elas representam? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até nossa próxima postagem!

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

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Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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