Anúncios

Aproveite o Carnaval gastando pouco

Faltam poucos dias para a chegada do Carnaval e algumas medidas ainda podem ser tomadas para evitar o descontrole financeiro depois das festas.

Faltam poucos dias para a chegada do Carnaval e algumas medidas ainda podem ser tomadas para evitar o descontrole financeiro depois das festas., já que os custos nesse período costumam aumentar, principalmente com gastos imprevisíveis, que sempre aparecem.

Fantasias, baladas, bebidas, hospedagens e passagens, tudo isso pode comprometer o seu orçamento e trazer dívidas que se arrastarão durante meses, por isso é preciso ficar atento e principalmente respeitar o orçamento definido previamente.

Pode parecer difícil pensar em planejamento financeiro em um momento de descontração, mas acredite, essa é a melhor saída para não extrapolar as finanças e se endividar no futuro. A maioria das pessoas se esquece ou simplesmente não tem o hábito de fazer esse movimento e o resultado são os números assustadores de endividados e inadimplentes que observamos atualmente.

Portanto para não correr esse risco, apresento algumas orientações práticas para quem vai aproveitar o Carnaval em festas ou viajando para fugir do agito e descansar. Analise o seu orçamento disponível antes de tudo, de nada adianta planejar inúmeras atividades se não dispõe de recursos suficientes para tal. Reveja os seus ganhos e gastos e estabeleça um valor a ser utilizado durante esse período. Caso não tenha dinheiro suficiente para fazer tudo o que deseja, cuidado para não fazer loucuras no calor do momento e piorar a situação posteriormente.

A fantasia também é um dos itens que podem trazer economia, portanto caso opte por se fantasiar durante as festas ou blocos de rua, por que não verificar o que já tem disponível em casa e caso não tenha alguma, peça emprestado para amigos ou então deixa a criatividade fluir e crie a sua. Com a facilidade de acessar inúmeros tutoriais na Internet é possível encontrar várias ideias de fantasia gastando pouco. Alugar uma fantasia costuma não ser a opção mais indicada por conta dos altos preços, que aumentam conforme a proximidade do Carnaval.

Para quem vai viajar, o ideal é saber exatamente o quanto pretende e pode gastar antes e durante a viagem. Pousadas e passagens demandam uma boa pesquisa para conseguir encontrar pacotes e condições de pagamento mais atrativos. Além disso, outro fator que pode influenciar nos gastos em viagens é a data, por isso verifique se existe possibilidade em ajustar o seu calendário para gastar menos e principalmente para fugir dos congestionamentos. Caso não tenha se planejado, evite fazer loucuras em cima da hora. Aproveite o Carnaval na sua cidade e economize para o próximo ano.

Nessa época, a variedade de eventos gratuitos é gigante e na maioria das cidades os blocos de rua saem todos os dias, além de festas e outros eventos para todas as idades, portanto não é preciso gastar para conseguir se divertir. O transporte também é um ponto que pode gerar economia, isso porque a oferta de transporte público aumenta, além da possibilidade de pegar caronas ou utilizar descontos nos aplicativos.

Aproveite o Carnaval e não se esqueça de ter responsabilidade para não comprometer suas finanças, além de evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, que podem prejudicar a saúde e também o bolso.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa