fbpx

A Neuroliderança e sua influência no século 21

Aprenda como a Neurociência trouxe uma nova roupagem para o líder para descobrir novas competências e as diferenças que existem entre suas subdivisões, em especial a Neuroliderança e sua influência no século 21.

Aprenda o que é Neuroliderança e qual a sua influência no Século 21

A Neuroliderança e sua influência no século 21

Estamos iniciando o ano de 2023 no século XXI. Tudo vem mudando drasticamente, e muito rápido, por conta da evolução não só da vida humana, como também das organizações e das nações.

Com a revolução científica desde a década de 30, o mundo vem presenciando grandes descobertas. E agora nos idos do século XXI, as organizações tanto política como no trabalho do dia a dia vêm se transformando com muita rapidez.

Na Ciência nunca se estudou tanto sobre as questões do cérebro e da mente, desde Freud, até o momento. Com estudo das inteligências e o avanço da Psicologia e da Neurociência.

No mundo corporativo a liderança deu um passo enorme do século XX para o século XXI. Saiu do chicote e da cenoura para equipes efetivas com organizações que aprendem. Tudo isso pela ciência corporativa, com auxílio da Psicologia e da Neurociência.

A autora do livro “Liderança Tóxica” de Alessandra Assad lançado em 2017, da Editora Alta Books, trouxe uma grande contribuição para esse tema. Ela coloca uma pergunta importante para reflexão da liderança atual: “Você é um líder contagiante ou contagioso?”.

No livro a autora trouxe uma forma de abordar como a Neurociência tem, de fato, um papel fundamental na liderança atual e faz um chamamento: “Descubra o que a Neuroliderança pode fazer por você.”

Se for um líder contagiante, está no século XXI, sendo assim um líder que forma pessoas, traz à tona todo o talento e contribuição de cada um. Por outro lado, se for contagioso, é um líder que ainda está no século XX, com o chicote e a cenoura.

Neste pequeno artigo, vou trazer uma breve síntese de como a Neurociência trouxe uma nova roupagem para o líder para descobrir novas competências.

O Neuromanagement se popularizou nos últimos dez anos graças à redução dos custos das tecnologias de análises de imagens, como da Ressonância Magnética Funcional, por exemplo. O uso desses recursos permite a observação direta da atividade cerebral e o entendimento completo sobre como funciona o cérebro e qual é a participação das emoções no sucesso ou insucesso dos indivíduos. Tudo isso, associado aos processos de tomada de decisão, interação em grupo e comportamento no ambiente corporativo e aos processos de gestão alavancaram o neuromanagement no mundo todo.

E, ao contrário das pesquisas tradicionais, a Neurociência traz o rigor das ciências biológicas e exatas, o que possibilita criar metodologias efetivas para a mudança.

É importante entender o que é Neurociência, seu conceito e as diferenças que existem entre suas subdivisões, a saber:

Neurocoaching

Sua proposta é melhorar e ampliar as estratégias de desenvolvimento da pessoa. Indica quais as ferramentas e técnicas necessárias para dominar e equilibrar as emoções e estabelecer novas conexões neurais que impulsionam pensamentos, crenças e sentimentos;

Neuroeconomia

Combina Economia, Biologia e Psicologia, entre outras disciplinas. Está centrada no estudo do comportamento, na confiança das relações, na tomada de riscos irracionais, bem como na avaliação relativa de custos e benefícios de curto e longo prazos e na conduta altruísta;

Neuromarketing

Estuda como o cérebro responde aos anúncios publicitários e à comunicação de marcas por intermédio da pesquisa de atividade cerebral e corporal. Visa descobrir os desejos secretos do consumidor para antecipar seu comportamento;

Neuroliderança

É um campo interdisciplinar da ciência que estuda a base neural da liderança e das práticas de gerenciamento. Explora os processos do cérebro por trás das decisões, os comportamentos e as interações sociais no trabalho e fora dele. Seu objetivo é melhorar a eficiência dos líderes.

Portanto podemos dizer que existe uma contribuição fundamental da Neurociência nas metodologias, filosofias, crenças e valores de todas as atividades humanas.

O líder contagiante do século XXI, traz à tona todo o talento que as pessoas trazem dentro delas, ou seja, que está latente nelas, e com isso constrói equipes de alto desempenho ajudando as pessoas a se comprometerem, ter mais produtividade e paixão por aquilo que fazem. Transforma as pessoas em líderes, e dá a eles a liberdade de escolher o seu caminho, ajudando-os a encontrar seu propósito.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Neuroliderança e sua influência no século 21? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Um abraço!

Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/

Confira também: A Escolha é Sua e Você Precisa Entender isso para Vencer!

 

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa