fbpx

Aprenda HOJE MESMO Como Ser Autêntico com Nelson Mandela

Como viver a vida com autenticidade? Como exercer a liderança de forma autêntica? Descubra hoje mesmo como aprender a ser autêntico com Nelson Mandela.

Aprenda HOJE MESMO Como Ser Autêntico com Nelson Mandela

Aprenda HOJE MESMO Como Ser Autêntico com Nelson Mandela

Primeiro eu quero manifestar a minha satisfação em ser colunista nessa revista da qual sou leitora assídua desde o seu lançamento; também quero manifestar minha gratidão por ter a liberdade de me expressar através da minha verdade que, embora inclua um pouco de tudo o que estudei, diz muito mais sobre o fato de como eu percebo os acontecimentos da vida a partir da minha essência, esse lugar que me faz escrever com autenticidade e coragem de me expressar tal como sou. Meu querido leitor, que a minha verdade, que não é verdade absoluta sobre nada, fale diretamente ao seu coração e te ajude a virar as chaves que você precisa.

Viver a vida com autenticidade, assim como exercer a liderança de forma autêntica, é um dos melhores compromissos que podemos fazer com a nossa existência. E isso só é possível a partir da coragem de nos apresentarmos para a vida, seja em nossas relações pessoais ou profissionais, tal como somos.

Nos sentirmos confortáveis sendo a gente mesmo e a partir daí nos dispormos a explorar o nosso potencial para alcançar e viver nossa melhor versão. É o jeito mais simples e maravilhoso de contribuir para a evolução do mundo; compreender que somos incríveis por sermos únicos é o maior bem que podemos dar a nós mesmos, independentemente de quem somos. Um líder que tem essa consciência procura sempre se lapidar ao invés de tentar se formatar dentro de padrões estereotipados a respeito da liderança.

Os melhores líderes de sucesso do mundo conquistaram essa posição, sobretudo, por sua capacidade de sustentar aquilo em que acreditavam. Dessa forma foi que puderam ajudar a milhares de pessoas.

Pensando nessa coragem de liderar a partir da nossa autenticidade que decidi “pedir conselhos” para um dos líderes mais autênticos que a humanidade já conheceu; um líder que deixou sua marca e que será lembrado por toda a existência.

Quando falo sobre liderança autêntica, a primeira pessoa de quem me lembro é do líder sul-africano Nelson Mandela. O meu “queridinho” em se tratando de liderança autêntica. Se ele estivesse aqui teria completado 103 anos no dia 18/7.

Entre suas falas mais impactantes, eu me inspiro em duas que reforçaram em mim a afirmação que sempre faço de que a coragem é sempre maior do que qualquer medo. Isso porque “coragem” significa agir com o coração, ou seja, é dar vazão para a maior força do planeta, que é o amor.

Mandela disse:

“Aprendi que coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo”.

Essas citações nos ensinam que para triunfar é preciso agir; que não há intenção, por melhor que seja, que se concretize sem ação; que sentir e reconhecer que se está com medo já é o início do triunfo sobre o medo; e o mais importante, que não há como dominar medo algum se não pela força do amor.

Para exercer a liderança com autenticidade é preciso exercer a coragem a partir desse lugar de amorosidade que há em nós. Portanto, o primeiro passo para ser autêntico é liderar a partir do amor.

Outra citação de Mandela que eu associo ao conceito de liderança autêntica é a de que:

“Eu sou o capitão da minha alma”.

Esta é a afirmação de autorresponsabilidade. Em minha opinião, a maior expressão positiva do caráter do líder que cultiva sua autenticidade ao reconhecer que é o único responsável por seus resultados.

Algumas pessoas questionam quando me refiro a ser o “único responsável” porque pensam que isso é algo pesado, mas é o contrário. Vou te dar um exemplo: Quando não estamos satisfeitos com a nossa equipe, cabe a nós dar feedbacks, promover treinamentos, acompanhar os resultados até mudar o cenário, ou substituir aqueles que não conseguiram engajar. A responsabilidade total é, ou não, do líder? É, ou não, mais desafiador lidar com uma equipe que não vai bem, protelando decisões que precisam ser tomadas? Isso sim, torna qualquer liderança pesada.

A citação a seguir é uma das que mais me emociona:

“Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que, se eu não deixasse minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão.”

Como não citar o perdão como uma das principais características de um líder autêntico se as coisas mais incríveis que já foram criadas só aconteceram a partir de uma visão? E isso tem a ver com “olhar para frente”, enxergar o futuro, imaginar o que se quer e criar. Um líder que guarda rancor, seja lá do que for, se torna impotente. Perdoar o passado é elevar sua potência a um nível maior de realização.

Eu poderia apresentar dezenas de citações de Mandela que têm ligação com a liderança autêntica e corajosa, mas o artigo se tornaria um livro. Desta maneira finalizo com essa que fala muito ao meu coração:

“Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado”.

Um líder autêntico sabe extrair o melhor das pessoas a partir de um comportamento que é derivado do amor, ou seja, ele aprecia e estimula a singularidade das pessoas; é íntegro com suas palavras, sabe ouvir com empatia, se expressa com firmeza mas sempre com extremo respeito ao próximo; é duro com os fatos e suave com as pessoas, enfim: um líder autêntico ajuda as pessoas a se tornarem boas a partir da maneira como lidera.

Se você conhece algum líder que se encaixa nesse perfil, envie esse artigo para ele e deixe-o saber.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ser autêntico com Nelson Mandela? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Gratidão!

Grande abraço e até o próximo mês.

Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/

Confira também: Perfeccionismo: Um Vilão que Cobra Caro pelos Resultados

 

Shirley Brandão acumulou mais de cem mil horas exercendo cargos de alta liderança ao longo de seus 31 anos de experiência. É administradora; Especialista em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, Pós-graduada em Coaching, Liderança e Consultoria pela Organização Condor Blanco/Chile; Master Coach. Desenvolve programas personalizados para líderes utilizando técnicas de Coaching e Mentoring. É sócia-fundadora do Grupo Vivencial Eu Pleno – Terapia e Coaching Vibracional (Brasil/Atacama/Capadócia); Criadora do workshop online Viva Sua Melhor Versão; Facilitadora Internacional do Método Heal Your Life de Louise Hay; É sócia-fundadora do Workshop Outdoor Vivencial A Jornada do Propósito; Conferencista Internacional já tendo ministrado palestras em Londres e Nova York. Certificada MBTI Step I e II. Escritora, autora do livro O Caminho de Shanti – O Perdão Muda Tudo, Editora Hércules. Membro Honorífico da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira ocupando a cadeira de número 183. Shirley atribui sua ascendência profissional à sua forte paixão pelo desenvolvimento humano. Seu propósito de vida é fazer as pessoas acreditarem que podem voar e assim fazê-lo à altura de seus sonhos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa