fbpx

Aprenda como transformar sua empresa num lugar extraordinário!

Descubra as ações e oportunidades que as organizações podem oferecer para apoiar e satisfazer as necessidades dos funcionários. Saiba como promover um ambiente de trabalho positivo e alcançar o bem-estar e a felicidade dos colaboradores.

Aprenda como transformar sua empresa num lugar extraordinário: Descubra as ações e oportunidades para apoiar seus colaboradores, com base nos 7 (sete) níveis de consciência de Richard Barrett

Aprenda como transformar sua empresa num lugar extraordinário:
Descubra as ações e oportunidades, baseadas nos 7 (sete) níveis de consciência de Richard Barrett, para apoiar seus colaboradores

As ações abaixo são baseadas nos 7 (sete) níveis de consciência de Richard Barrett, que devem ser usadas para que os colaboradores tenham uma experiência fantástica com as organizações, a saber:

Níveis de Consciência
Desenvolvimento da consciência
Causa de felicidade/alegria
Ações e oportunidades
7ServiçoLevar uma vida de serviço altruísta para o bem-estar da humanidade.Oportunidade de servir os outros e/ou cuidar do bem-estar dos sistemas de suporte à vida na terra.
6Fazer a diferençaRealizar seu sendo de propósito através da colaboração com outros para fazer a diferença no mundo.Oportunidades de alavancar a contribuição colaborando com outros que compartilham os mesmos valores e tem um propósito semelhante.
5Coesão InternaDescobrir o seu “eu autêntico” e encontrar um senso de significado e propósito que seja maior e mais amplo do que satisfazer suas próprias necessidades.Oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal para ajudá-lo a encontrar o seu propósito de vida e alinhar o seu propósito com o seu trabalho diário.
4TransformaçãoExperenciar um senso de liberdade, autonomia e responsabilidade assumindo desafios que ampliam as suas capacidades.Oportunidades de desenvolver as suas habilidades atuando em projetos ou processos de significado para você e/ou para a organização.
3AutoestimaSentir-se reconhecido por aqueles que você respeita.Oportunidades de aprender e crescer profissionalmente com suporte, feedback e treinamento frequentes.
2RelacionamentosSentir-se aceito, estimado e nutrido pela sua família, amigos ou colegas.Oportunidades de trabalhar em uma atmosfera harmônica em que as pessoas se respeitem e se importem umas com as outras.
1SobrevivênciaSentir-se seguro e protegido e ser capaz de suprir suas necessidades psicológicas em casa e no local de trabalho.Um ambiente de trabalho seguro em que os salários e benefícios sejam suficientes para cuidar das necessidades dos funcionários e das necessidades de suas famílias.

Nível de Consciência 1: Identidade de Sobrevivência

No primeiro nível de identidade você está preocupado com as necessidades fisiológicas do seu corpo (alimento, calor, abrigo e conforto), satisfazendo as suas necessidades de segurança e seu prazer/necessidades de entretenimento. Você se preocupa apenas com você mesmo e sua capacidade de sobreviver, sentir prazer e prosperar. 

Nível de Consciência 2: Identidade de Relacionamento

No segundo nível de identidade, você está preocupado com você mesmo e com aqueles com quem você tem uma relação estreita, seu parceiro de vida, sua família, seus parentes, sua tribo ou seus colegas de trabalho. Estas são geralmente pessoas que se parecem com você, se vestem como você, e falam sua língua. Em outras palavras, as pessoas de sua identidade étnica. Você está preocupado com o seu próprio conforto, prazer e segurança. Além disso com o daqueles com os quais você interage diariamente, com quem você compartilha uma herança comum (etnia) ou laço emocional de lealdade.

Nível de Consciência 3: Identidade de Autoestima

No terceiro nível de identidade, você está preocupado com você mesmo e com quem você compartilha uma fé comum, interesse ou então opinião. Esses grupos podem ser múltiplos, e podem variar ao longo do tempo, como por exemplo: sua antiga escola, sua organização, sua igreja, ou a sua comunidade. Outros grupos de interesse com os quais você pode se identificar podem incluir um partido politico ou uma equipe esportiva. Estes são os grupos com os quais você pode ou não compartilhar uma identidade étnica comum. Você está preocupado com a realização, com a vitória, com a salvação pessoal, ou então com a promoção do seu ponto de vista na sua comunidade, nação ou no mundo.

Nível 4: Identidade de Transformação

No quarto nível da identidade, você está preocupado com você mesmo e com as pessoas com quem você tem um conjunto compartilhado de valores, e com quem você interage para atingir um conjunto compartilhado de metas, uma equipe com um objetivo especifico. Este é um grupo que incentiva e celebra suas habilidades e talentos singulares. O grupo (ou equipe) poderá ser composto de pessoas de diferentes etnias, todos compartilhando os mesmos valores e, de fato, perseguindo os mesmos objetivos e metas. Você está preocupado com sua autoexpressão, e com sua capacidade de construir e administrar o futuro que deseja para você mesmo.

Nível de Consciência 5: Identidade de Coesão Interna

No quinto nível da identidade, você está preocupado com você mesmo e com as pessoas com quem compartilha um conjunto comum de valores, um sentimento compartilhado de missão (propósito), e um sentimento comum de futuro que desejam criar juntos (visão). Você reconhece, neste nível de identidade, que o seu sucesso está ligado ao sucesso do grupo ou grupos aos quais você escolheu se filiar. Você está preocupado com o nível de confiança e comprometimento do grupo, porque sabe que isso impacta a capacidade do grupo para definir uma forte intenção e uma ação concentrada. E você está preocupado com a sua capacidade de trabalho naquilo que acredita ser importante.

Nível de Consciência 6: Identidade de Fazer a Diferença

No sexto nível de identidade, você está preocupado com você mesmo, e com seu grupo, sua comunidade, com aqueles grupos que são externos ao seu grupo, que possuem valores semelhantes, missões alinhadas e/ou então uma visão compartilhada do futuro. Você reconhece a importância da formação de alianças estratégicas ou parcerias com outras pessoas ou grupos com visão semelhante para conquistar vantagens em promover o seu propósito ou visão coletiva. Você está preocupado com a construção da capacidade interna de seu grupo através da orientação ou coaching daqueles com quem trabalha. Além disso, você também está preocupado com a construção de uma cultura de colaboração com seus parceiros e com os grupos que fazem parte de sua aliança estratégica e você está preocupado com a sua capacidade de alavancar o seu impacto no mundo.

Nível de Consciência 7: Identidade de Serviço

No sétimo nível de identidade, você está preocupado com você mesmo, com seu grupo, os grupos com os quais o seu grupo estabelece parcerias. E com todos os outros no conjunto do planeta, o todo da humanidade, todas as raças, religiões e credos. Neste nível, a sua identidade também se expande para incluir a Terra e todas as formas de vida que a habitam, porque você reconhece que seu bem-estar e o de todos no planeta dependem de um ecossistema global saudável. A experiência que você ganhou em sua jornada até este nível superior de consciência lhe concede a sabedoria para se tornar assim um ancião em sua comunidade ou um conselheiro na arena na qual você opera. Você quer alcançar um sentimento de alegria em sua vida, cumprindo assim o seu propósito.

Três tipos de mente:

Em Immunity to Change, Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey identificam três platôs do desenvolvimento psicológico adulto: a mente socializada, a mente de autoria própria e a mente autotransformadora. Essas são três maneiras diferentes de ver o mundo que refletem as necessidades e motivações das pessoas, sua capacidade de lidar com a complexidade e como elas respondem a mudança.

Conforme crescemos e nos desenvolvemos psiquicamente (desde que não tenhamos nenhuma crença limitante, consciente ou subconsciente para suprir nossas necessidades deficientes) evoluímos pouco a pouco. E passamos de um estágio em que operamos com uma mente socializada para uma mente de autoria própria e finalmente para uma mente autotransformadora.

Cada mudança representa um crescimento da consciência na nossa jornada de desenvolvimento pessoal:

  1. A mente socializada é uma mente dependente;
  2. A mente de autoria própria é uma mente independente;
  3. E a mente autotransformadora é uma mente interdependente.

Em conclusão, compreendemos que as organizações devem se esforçar para oferecer ações e oportunidades que suportem as necessidades dos funcionários. Ao adotar os sete níveis de consciência propostos por Richard Barrett, é possível criar uma cultura de colaboração, crescimento pessoal e propósito compartilhado. Desde a identidade de sobrevivência até a identidade de serviço, cada nível desempenha um papel crucial na promoção da felicidade e do engajamento no trabalho.

Ao investir no bem-estar dos colaboradores, no desenvolvimento de habilidades e no alinhamento de propósitos, as organizações têm a chance de criar, de fato, um ambiente de trabalho excepcional, onde todos se sentem valorizados e capacitados. Ao adotar essas práticas, as empresas podem colher os benefícios de uma força de trabalho comprometida, produtiva e verdadeiramente realizada.

Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre ações e oportunidades que as organizações precisam oferecer para suportar as necessidades dos funcionários, baseadas nos 7 (sete) níveis de consciência de Richard Barrett? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Uma ótima jornada!

Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/

Fonte: BARRETT, Richard, A Organização dirigida por Valores – Liberando o potencial humano para a performance e a lucratividade, Ed. Alta Book, 2017, p.35

Confira também: A Briga entre o Ego e a Liberdade de Escolha

Palavras-chave: níveis de consciência, níveis de consciência de Richard Barrett, os 7 níveis de consciência, os sete níveis de consciência, 7 níveis de consciência. sete níveis de consciência, Richard Barrett
⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa