fbpx

Aprenda a ter uma empresa financeiramente sustentável

Você sonha em ter sua própria empresa? Você sabia que ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho do brasileiro, atrás apenas da casa própria e de viajar pelo país?

Você sonha em ter sua própria empresa?

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, 34 em cada 100 brasileiros adultos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

Ainda de acordo com a pesquisa, ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho do brasileiro, atrás apenas da casa própria e de viajar pelo país.

Para muitos, porém, esse sonho se torna um pesadelo. De acordo com o Sebrae, 7% das empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram seus negócios pela falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.

Esses dados indicam que as empresas fecham pela falta de uma gestão adequada de seus recursos. Vemos que a educação financeira do empreendedor se tornou fundamental para a sobrevivência das empresas.

Caso essa seja justamente a sua dificuldade, é válido buscar conteúdos como este, online e gratuitos, que ajudem a atingir a sustentabilidade financeira. Indico também o Curso de Educação Financeira para Empreendedores, ministrado por Irani Cavagnoli, ex-diretor do Sebrae.

Cavagnoli é referência em empreendedorismo e um dos maiores especialistas do tema no Brasil, que ensina a lidar melhor com as finanças dos negócios e tornar as empresas sustentáveis financeiramente.

É interessante como uma metodologia de educação financeira pode ser aplicada não apenas na vida pessoal, mas também nos negócios, com foco nos resultados dos empreendedores brasileiros.

Caso queira mais informações, acesse: AQUI. O próximo curso será ministrado entre os dias 26 e 28 de fevereiro em São Paulo.

Para um empreendedor, é crucial buscar técnicas e caminhos para assumir o controle financeiro do seu empreendimento. Portanto, reconheça a importância de conhecer bem e cuidar dos custos da empresa, além de eliminar despesas que podem ser cortadas.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa