Anúncios

Aprenda a esperar e terá todas as coisas

Somos a geração dos resultados imediatos e das expectativas frustradas pela ansiedade!

Certa vez observei minha filha de 3 anos – ela plantou seu primeiro feijão no algodão. Já na fase de colocar a água ela queria ver os frutos e na ânsia de que crescesse rápido ela alagou a experiência.

Frustrada e sem esperança em uma “brincadeira” sem efeitos imediatos ela correu pra rua (ainda temos esse privilégio por aqui) e foi de encontro aos seus amigos para outra brincadeira.

Passados 2 meses de abandono do plantio observei que tardiamente a experiência estava, enfim, dando frutos.

Grande foi minha surpresa quando notei que ela sequer deu atenção para a sua primeira plantinha ao que me fez refletir… quando semeamos projetos e planos e depois desistimos deles, e quando poderiam dar os frutos já não temos mais expectativas neles!

Somos a geração dos resultados imediatos e das expectativas frustradas pela ansiedade!

Perdemos o prazer da espera pelas datas especiais, pelo aguardo do tempo certo e atropelamos os nossos próprios processos.

Somos ansiosos pelos resultados rápidos e não os tendo no tempo recorde desistimos porque não fomos ensinados a esperar.

Somos a geração obesa do fast food, que come rápido qualquer coisa pra poder fazer outra coisa na sequência sem se importar de curtir o sabor e nem a ocasião.

E sobre a jornada?! Ah! Para qualquer destino sempre existirá um trajeto. Sempre!

E para chegar do outro lado será necessário um conjunto de competências emocionais e você precisa ter clareza sobre elas.

  • Conheça-se no trajeto: tenha consciência de que tudo tem uma jornada até o destino e saiba reconhecer seus pontos fortes e os pontos fracos também porque isso se chama autoconsciência;
  • Busque estar com pessoas que estão na mesma caminhada que você. Ainda que seus resultados sejam individuais grandes metas envolverão outras pessoas por isso, aprenda a trabalhar em equipe fazendo autogestão e por vezes gestão do outro! Relacionamentos sadios são uma chave poderosa!
  • Todos os dias pense no destino de forma que você se encoraje a persistir. Isso se chamará automotivação;
  • Saiba a hora de avançar porque o vento é a favor, a hora de acender a fogueira para resistir ao frio e de se recolher porque o sol vai queimar. Isso vai envolver muito autocontrole. Saiba respeitar os limites do seu corpo com relação à natureza;
  • Reconheça também que nem todos os dias o trajeto será florido. Existirão dias escuros e sombrios e nesses dias sua autoconsciência emocional fará muita diferença ao discernir que a tristeza produz sabedoria para o dia feliz;
  • Por fim seja resiliente. Continue, vença os medos, as frustrações, saiba que tudo o que acontecer fará de você mais forte! O pódio não tem lugar para mimados. A vitória pertence aos fortes emocionalmente.

Em uma geração onde os cálculos serão feitos por máquinas o que realmente deve importar são os sentimentos/emoções de quem irá dirigir esses equipamentos!

Aprenda sobre inteligência emocional e esforce-se em desenvolvê-la. Nos encontramos no topo!

Betânia Machado tem mais de 15 anos no mercado executivo com atuação em empresas nacionais e multinacionais, em especial na área de comunicação e marketing. Sua atuação profissional atual, envolve iniciativas em múltiplos negócios que convergem para o desenvolvimento humano, como cursos, palestras e programas que utilizam ferramentas de Coaching como plataforma de trabalho. Formada em comunicação social com extensão em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, também é master coach membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, Coach de Excelência pela Academia Emocional, e analista comportamental com dupla certificação (nacional e internacional).
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa