fbpx

Apreciação: Um Recurso Avançado no Sistema HeartMath

Como agir melhor em uma situação desafiadora, fazendo um rápido ajuste em suas atitudes? A resposta está no Poder da Apreciação!

Apreciação: Um Recurso Avançado no Sistema HeartMath

Apreciação: Um Recurso Avançado no Sistema HeartMath

A base do sistema HeartMath é promover o alinhamento coerente dos nossos sistemas físico, emocional e mental por meio do princípio da coerência cardíaca. Ao alinharmos coração e cérebro de forma coerente, passamos a funcionar em um estado otimizado, com os nossos sistemas nervoso, hormonal e imunológico em sincronia operacional.

Este estado elevado de funcionamento – coerência cardíaca – é atingido de maneira simples e prática e pode ser acessado a qualquer momento para carregarmos nossa bateria interna, para nos prepararmos para os desafios da vida ou para nos recuperarmos de alguma situação estressante, e assim desenvolvermos resiliência.

Para entrarmos e sustentarmos este estado de coerência cardíaca, regulamos os ritmos do nosso coração (Variabilidade Cardíaca), trazendo o foco para o coração e realizando uma respiração ritmada que gera harmonia entre os dois ramos do nosso sistema nervoso autônomo, o simpático e o parassimpático. E ativamos no coração uma emoção regeneradora, uma qualidade do coração, como carinho, amor, gratidão, coragem, paz, apreciação por algo ou alguém na nossa vida.

Apreciação: Um Recurso Avançado no Sistema HeartMath

Quando estamos em um estado coerente, nosso coração informa ao cérebro que estamos em uma situação de conforto e o cérebro, por sua vez, dispara esta informação para o corpo por meio de sinais bioquímicos, secretando DHEA, o hormônio da vitalidade, e oxitocina, o hormônio do amor.

Quando coerentes, pensamos e decidimos com maior eficácia, ficamos mais saudáveis em todos os aspectos físicos e temos controle das nossas reações emocionais. E mais, saímos do padrão automático de viver e reagir a vida com stress, o que nos coloca em estado de luta e fuga e compromete todos os sistemas do nosso corpo, inclusive nossa percepção, o que vai detonar atitudes, hábitos e comportamentos que geram sintomas desgastantes e infelicidade.

E o que a apreciação tem de tão especial para ser um recurso avançado HeartMath? 

A apreciação reúne em seu conceito e vibração vários aspectos da paleta do amor: é um misto de admiração, gratidão, aprovação. Valorização.

Sentimos apreciação quando admiramos alguém que nós amamos, quando estamos fazendo algo que gostamos, contemplando a beleza de um pôr-do-sol, sentindo o prazer de um mergulho no mar, degustando uma comida gostosa, observando uma criança brincar, comemorando uma conquista ou abraçando um bichinho de estimação. Enfim, cada um de nós pode ter um repertório gigante de coisas a apreciar. Todos temos algo na vida para apreciar.

A apreciação é uma ferramenta poderosa para mudar a sua frequência pessoal rapidamente da cabeça para o coração, promovendo instantaneamente um estado mais coerente. Isso permite, que durante uma situação desafiadora você tenha um rápido ajuste de atitude, abrindo seu olhar para uma perspectiva maior e assim melhor agir na situação.

Muitas pessoas vivem em um modo apreciativo. São alegres, sempre valorizam os outros, têm um olhar positivo sobre a vida, espalham uma vibração amorosa e sabem expressar a gratidão pelas pessoas. São aqueles que iluminam por onde passam. E comunicam ao mundo que são felizes: por seu sorriso, por suas palavras, por seu carinho, por sua vibração pessoal.

Mas nossa vida programada no modo do stress, do sistema de luta e fuga, obscura a nossa visão do que a vida tem de bom para apreciar. Ficamos focados na mente, nos pensamentos recorrentes, no medo, na ansiedade, na frustração, sintomas físicos, problemas com o sono. Ou seja, estamos tão absortos nos problemas que esquecemos de apreciar. E assim vamos reforçando no nosso cérebro um modo de vida incoerente.

E o cérebro é um sistema que armazena e interpreta informações. Se estamos habituados a viver uma vida de stress, de foco no problema e no sofrimento, ficamos “viciados” e “programados” neste modo incoerente.

Assim, todos os fatos da nossa vida ficam contaminados por esta lente do medo. E só conseguimos enxergar, no futuro, mais situações semelhantes. Afinal, nosso cérebro trabalha para achar correspondência com o que nos é familiar.

É aí que entra o poder da apreciação. Podemos reprogramar nosso cérebro praticando este recurso avançado HeartMath. Quanto mais praticarmos apreciar as coisas, pessoas e fatos da vida, mais coerentes ficamos. E isso permite que escolhamos uma nova lente para navegar pela vida. A mente do apreciar. Do apreciar com o coração.

Quanto mais praticamos, melhor ficamos em ativar este modo de ver a vida. A vida pela lente da apreciação.

Mais coerentes, ficamos mais saudáveis. Temos mais clareza e amplitude de visão para intencionalmente encontrar o que apreciar em cada situação.

Até as situações mais desafiadoras têm algo de positivo. Às vezes olhamos para o passado e vemos que situações doloridas e desesperadoras, à época, se revelaram grandes oportunidades na nossa vida. Até pessoas com quem temos dificuldade de nos relacionar têm algo que pode ser apreciado.

Podemos colocar uma forte intenção em apreciar tudo e todos. E encarar isso como um treino que irá nos levar para outro patamar de vida. Um treino por escolher enxergar o copo meio cheio, em substituição à visão do copo meio vazio. Isso faz toda a diferença na vida. E os resultados são rápidos. Você irá observar mudanças instantâneas no seu estado, simplesmente ao neutralizar algum sentimento desgastante, ativando um sentimento de apreciação.

Dicas de como desenvolver mais Apreciação na sua vida: 

Crie sua Lista de Admiração: inclua tudo que você aprecia hoje na sua vida. E busque aumentá-la diariamente com novos itens a apreciar.

Aprecie, Aprecie, Aprecie: treine o olhar apreciativo em relação a tudo que acontece no seu dia. Sua casa, seus móveis, seus amados, seus colegas, seus amigos, os caminhos, ruas e parques por onde você passa, sua comida, uma expressão artística… enfim… treine a deliciosa arte de apreciar.

Ao localizar o objeto de sua apreciação, respire com foco no coração e sinta conscientemente a apreciação no seu coração.

Exercício de Admiração: identifique uma situação atual que lhe é desafiadora. Escreva a situação em um papel ou diário. E identifique que emoções estão relacionadas a ela. Então, respire com foco no coração, entrando em um estado de mais coerência. Busque no seu coração pelo menos três aspectos desta situação que você pode apreciar. E sinta esta emoção no seu coração. Aplique esta técnica sempre que tiver um desafio.

Quanto mais praticamos, mais nosso cérebro começa a entender a apreciação como familiar. E, às vezes, sem que percebamos, estamos navegando na vida no modo de apreciação. Gerando muito mais saúde e felicidade para nós e para as nossas relações.

A apreciação é uma poderosa energia magnética que amplia nossa perspectiva pelas coisas boas da vida. E quando aprendemos a apreciar a vida, aprendemos a enxergar oportunidades em tudo. E podemos fazer escolhas e atrair situações mais alinhadas com nossa essência e senso de felicidade, com nossa vibração pessoal, cada vez mais apreciativa.

Apreciação é a capacidade de enxergar o sagrado em cada situação da vida. É saber apreciar cada passo da jornada da vida. E quando apreciamos, milagrosamente a vida nos preenche com mais a apreciar. Afinal, o que vibramos, atraímos. Que possamos viver uma vida plena de apreciação.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre a apreciação e as técnicas HeartMath? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Dificuldade com o sono? Como as técnicas HeartMath podem ajudar

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa