
Como cultivar o prazer da leitura nos filhos em um mundo dominado pelas telas?
Os livros são um portal para a imaginação e para o conhecimento. Permitem que as crianças e adolescentes desvendem novas possibilidades e expandam seu mundo por meio da leitura. Ao estimular o amor pela leitura e pelo conhecimento desde cedo, os pais então pavimentam o caminho para uma jornada de curiosidade intelectual e crescimento pessoal que perdura pela vida toda.
Estudos apontam que crianças que leem regularmente tem melhor desempenho acadêmico, possuem um vocabulário mais rico, desenvolvem maior capacidade de atenção, além de pensamento crítico e criatividade. Ao fomentar o gosto pela leitura, os pais estabelecem assim a base para o sucesso acadêmico e crescimento global dos filhos.
Hoje em dia, estamos constantemente cercados por todos os tipos de distrações e com o agravante de ter que lidar com o uso excessivo de telas e suas consequências negativas. É por isso que estimular as crianças a amarem a leitura desde cedo é algo mais importante do que nunca.
Para cultivar o amor pela leitura em um tempo em que as telas dominam nossas vidas, os pais devem:
1. Ler para as crianças desde cedo.
Os bebês adoram ouvir o som da voz de seus pais e cuidadores. Como ainda são muito novos para saber as palavras, não é preciso seguir a história exatamente. Você pode falar sobre as imagens, apontar formas interessantes ou até mesmo inventar uma nova história. Só o fato de falar com o bebê o ajuda a desenvolver suas habilidades de linguagem. Tente usar expressões faciais e vozes engraçadas para mantê-lo envolvido e interessado.
2. Conforme eles vão crescendo, crie uma rotina de ler para eles diariamente.
Utilize livros interativos, cheios de imagens, efeitos sonoros e texturas variadas, que contenham sons de animais ou de outros objetos.
3. Quando eles já conseguem ler sozinhos, vocês podem revezar a leitura ou deixar que eles leiam para você.
Converse sobre os acontecimentos da história, pergunte a opinião deles sobre os personagens. O envolvimento aumenta o gosto pela leitura e ajuda a desenvolver o pensamento crítico e as habilidades de compreensão e, além disso, fortalece o vínculo entre vocês.
4. Torne os livros facilmente acessíveis.
Crie cantinhos de leitura em casa, visitem livrarias, feiras de livros e bibliotecas com frequência. Isso os ajuda a expandir seus horizontes.
5. Incentive-os a explorar diferentes estilos e autores.
Atente-se para que os livros estejam adequados à idade e interesses deles.
6. Mantenha o hábito de ler perto deles.
As crianças costumam seguir o exemplo dos pais. Ao retratar a leitura como uma atividade prazerosa, você promove assim uma atitude positiva em relação aos livros e modela bons hábitos de leitura em seus filhos.
As crianças são naturalmente curiosas e gostam de aprender.
Podemos ajudar a criar condições para uma experiência de alegria, que desperte nelas o interesse de experimentar novas coisas para desvendar um universo de novas possibilidades.
Como pais, podemos desempenhar um papel fundamental na formação do desenvolvimento intelectual dos nossos filhos, criando um ambiente estimulante que priorize a leitura, alimentando a curiosidade bem como a sede de conhecimento.
As histórias oferecem vários benefícios contribuindo com o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Crianças que desenvolvem paixão pela leitura e pela aprendizagem tornam-se, de fato, aprendizes para a vida toda, solucionadores de problemas, adaptáveis e com sede insaciável de conhecimento.
Gostou do artigo?
Quer saber como cultivar e incentivar o amor pelos livros e transformar a leitura em um hábito gostoso e duradouro na rotina dos seus filhos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/
Confira também: A Importância de Levar os Sentimentos da Criança a Sério
Participe da Conversa