fbpx

Amor, a Nova Estratégia de Negócios: Da Cultura do Medo à Cultura da Coerência

Chegou a era do AMOR nos negócios: estratégia capaz de transformar as organizações em criadoras, facilitadoras e multiplicadoras de uma cultura baseada no coração.

Amor, a Nova Estratégia de Negócios: Da Cultura do Medo à Cultura da Coerência

Amor, a Nova Estratégia de Negócios: Da Cultura do Medo à Cultura da Coerência

Empresas são feitas por pessoas. E a necessidade básica do ser humano é o AMOR. AMOR é uma força que nos move, nos conecta e expressa a nossa essência. E nos faz bem. Nada nos eleva mais do que expressar e receber expressões de amor. Em seus mais diversos aspectos: compaixão, apreciação, cuidado, gratidão, respeito. Quando vivenciamos amor, estamos no nosso melhor.

Muitos movimentos têm surgido, convidando as empresas para uma reorientação estratégica em direção ao amor. O amor na forma de respeito, de cura, de florescimento. Tendo neste abraço todos os seus stakeholders, dos colaboradores aos clientes; dos fornecedores e investidores, à sociedade e o planeta.

Movimentos como o Capitalismo Consciente, o Sistema B e Empresas Que Curam trazem a empresários, líderes e empresas a oportunidade de fazer escolhas diferentes, gerando abundância de forma humanizada. E o amor é a linha mestra desta estratégia.

Estudos científicos do Instituto HeartMath apontam para o amor como um estado avançado de inteligência. Estado este capaz de elevar as organizações – e a humanidade – a um novo patamar de saúde, inteligência e colaboração.

Nos seus 30 anos de pesquisa sobre o coração, o Instituto HeartMath desenvolveu um sistema de técnicas de autorregulação baseado no princípio da coerência do coração, ou coerência cardíaca. Um estado em que cada pessoa pode conscientemente escolher estar e promover a qualquer momento com passos muito simples. Quando em coerência cardíaca, acessamos um estado otimizado de todos os sistemas do nosso corpo, trazendo mais saúde como um todo, mais resiliência, clareza, raciocínio, criatividade e senso de propósito. Portanto, mais felicidade.

As pesquisas ainda demonstram que indivíduos coerentes contribuem para ambientes e equipes mais produtivos e harmoniosos. Quando coerentes, irradiamos coerência pelo campo eletromagnético do coração. Uma frequência que pode ser medida em laboratório e pode ser captada por outras pessoas, gerando benefícios para todos.

Com base científica, o método de acessar o estado de coerência cardíaca alia a regulação fisiológica com o desenvolvimento das qualidades do coração: o amor, a gratidão, a apreciação, a calma, o entusiasmo, a compaixão.

Os estudos comprovam que após seis semanas de práticas regulares, novos caminhos neuronais são criados e passamos a funcionar a partir de uma nova linha de base. Mais resilientes, mais criativos, inteligentes, com muito mais saúde. E ao desenvolvermos as qualidades do coração, desenvolvemos mais amor nas nossas relações profissionais e pessoais, com nossas causas e organizações, e uma perspectiva mais positiva da vida. Evoluímos como seres humanos e seres sociais. Evoluímos como profissionais, como organizações.

E isso se reforça quando percebemos como atuamos em um mesmo sistema, estando todos interconectados. Organizações são parte de um ecossistema maior de negócios. Composto por pessoas, por sistemas individuais que juntos impactam o grande sistema, que é o nosso planeta. A coerência do coração vem como convite para uma transformação – da cultura do medo para a cultura do amor. Organizações coerentes performam melhor, são mais inovadoras e geram felicidade para suas pessoas, por meio de suas ideias e ações. De dentro para fora.

Chegou a era do AMOR nos negócios: estratégia capaz de transformar as organizações em criadoras, facilitadoras e multiplicadoras de uma cultura baseada no coração.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre o AMOR nos negócios? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Felicidade nas Organizações: Do Adoecimento ao Despertar da Cura

 

Roberta Moreira Lima é publicitária, idealizadora e orquestradora da RESERVA DE IDEIAS Marketing Consciente, organização em rede que há quase 20 anos atua com o propósito de contribuir para uma nova consciência nos negócios. Formada em Propaganda pela FAAP e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Obstinada em promover um mundo melhor para todos, é certificada em Capitalismo Consciente, Coach pelo ICI – International Coaching Institute, Master Practioner em PNL, pela SBPNL e Terapeuta Vibracional, pelo Método Barbara Brenan (no Brasil, pelo Atelie de Luz). Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso em Amor. Instrutora Certificada HeartMath®
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa