fbpx
Anúncios

Amizade

Como você tem agido com seus amigos? Não há nada mais confortável neste mundo do que um amigo. Que tal agir de forma diferente com seus amigos em 2019?

Amizade é uma relação afetiva, em princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

A amizade pode ter, como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam “melhores amigos”. Os melhores amigos, muitas vezes, se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuge, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

Muitas vezes, os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.

A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade “é a aceitação de cada um como realmente ele é”.

Popularmente, disse-se que “o cão é o melhor amigo do homem”.

A amizade tem sido considerada pela religião e cultura popular, como uma experiência humana de vital importância, inclusive, tendo sido santificada por várias religiões. Na Bíblia, cita-se, no livro 1 de Samuel, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jonatas (filho do Rei Saul). Os evangelhos canônicos falam a respeito de uma declaração de Jesus, “Nenhum amor pode ser maior que este o de sacrificar a própria vida por seus amigos”. Salomão escreveu a sabedoria da amizade em seus Provérbios: “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”.

As relações de amizade são amplamente retratadas tanto na literatura como no cinema e na televisão. Como exemplos, podemos citar: Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Watson, os Três Mosqueteiros, O gordo e o magro, Os três patetas, a série Friends, entre outros.

Eu, particularmente, posso dizer que sou abençoada. Tenho muitos conhecidos, mas os amigos que tenho valem ouro. Em várias passagens de minha vida, o que faria eu se não fossem eles. Eles são meus amigos de coração. Agradeço a cada um deles, a forma como cuidaram de mim nestas horas. Alguns me acompanham há muito tempo, outros nem tanto. Também continuo aberta para novas amizades. Eles são definitivamente a família que eu escolhi.

6 DICAS PARA MANTER SUAS AMIZADES:

  • Mantenha contato;
  • Esteja atento e disponível;
  • Seja autêntico e espontâneo;
  • Seja compassivo e humilde;
  • Conserve sempre o respeito;
  • Mantenham uma confiança mútua.

REFLEXÕES

Uma amizade verdadeira é como uma alma em dois corpos – Aristóteles

Amigo é alguém que te conhece a fundo, e apesar disso te ama – Elbert Hubbard

Não pode haver nada mais confortável neste mundo do que um amigo velho. Não tem surpresas conosco, mas também não espera de nós o que não podemos dar. Não se escandaliza com o que fazemos, não se irrita, ou se por acaso se irrita, é moderadamente – Rachel de Queiroz

A amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e a integridade do próprio eu. – Milan Kundera

Feliz Ano Todo!

Que tal agir de forma diferente com nossos amigos em 2019?

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e sócia da Fitoy, empresa de consultoria que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa