Alimentação distraíds – esse pode ser um grande sabotador!

Você já teve a sensação de que, apesar de ter terminado sua refeição há pouco tempo, parece não ter comido porque a sua mente estava em outro lugar ou preocupado com algum problema?

Muitas vezes numa conversa, em reunião, ou numa roda de amigos temos a sensação de estar em outro lugar, sem prestar atenção, pensamentos longe, e não participamos dos acontecimentos, e então somos surpreendidos com uma pergunta e imediatamente retrucamos: Desculpe, o que foi que você disse? Pode repetir? Isso é sinal que a conversa existia, mas nós não estávamos presentes, e portanto o diálogo não aconteceu para nós. Estávamos distraídos!

Esse tipo de distração acontece também quando estamos nos alimentando, caso a sua mente esteja em outro lugar, preocupados com algum problema, e você termina a refeição automaticamente, mas parece que não comeu. Não saboreou o prato que escolheu ou aquele chocolate desejado logo após o almoço que você saboreou na frente do computador diante de um e-mail complicado, e que, portanto, acabou não sendo apreciado e sai frustrado da refeição, porém com todos os ganhos calóricos que você adquiriu.

Diante disso eu te pergunto: No ato de comer, você está presente e com alto nível de atenção para o que está fazendo?

Quanto você come sem perceber?

Reunimos algumas sugestões para manter sua atenção voltada para o que estiver comendo:

Coma quando estiver sentado(a);
Coma sem distrações (celular, computador, televisão, livro, rádio, etc);
Procure comer em um ambiente que seja acolhedor para você;
Coma junto com amigos, familiares, pessoas com quem você goste de conviver;
Quando comer evite conversas que mexam com suas emoções (brigas, discussões, intrigas, etc).

Agora anote essas sugestões em uma folha de papel e cada vez que seguir um ou mais “conselhos”, escreva um comentário de como procedeu. Dessa forma você poderá avaliar se está totalmente envolvido no ato de alimentar-se, ou precisa estar mais atento.

Fica a dica, saia do automático e dirija o seu barquinho, independentemente da situação!

Grande abraço.

Daniela Cierro

Daniela Cierro é Coach, Nutricionista. Personal Diet e Sócia-diretora da Sociedade Brasileira de Personal Diet de São Paulo, uma empresa que acredita no atendimento personalizado para a solução dos problemas relacionados à Nutrição, utilizando-se das ferramentas do Coaching aliadas à Ciência da Nutrição.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa