fbpx

Algumas pessoas são excelentes oradoras, mas poucas são excelentes ouvintes…

Saber ouvir é uma arte. Diminuir a ansiedade de falar e aumentar a curiosidade em ouvir, em refletir antes de se comunicar faz parte do autoconhecimento.

Saber ouvir

Saber ouvir é uma arte e comunicar é a arte de ser entendido, de transmitir um pensamento, de transmitir um raciocínio. Mas também é a arte de saber a opinião do outro, o raciocínio do outro…

Pessoas de boa comunicação são aquelas capazes de retransmitir a mensagem que receberam de uma forma ainda mais clara e que faça sentido para quem está recebendo a informação.

Para se fazer entender é preciso conhecer seu público, falar a mesma língua que ele e para isso é preciso saber ouvir e ouvi-lo!

A comunicação faz parte de nossas habilidades humanas, desde os primórdios da humanidade, quando o homem iniciou sua vida em sociedade.

Desde a barriga da mãe o bebê já se comunica, e assim segue por muitos e muitos anos se comunicando.

O tempo todo o ser humano está se comunicado com o outro, consigo e com o meio onde está inserido.

Se fazer entender em poucas palavras e sem ruídos na comunicação é fundamental neste novo milênio.

Comunicar-se bem é um diferencial, sobretudo para os profissionais que querem se destacar nesse mundo cada vez mais tecnológico, acelerado, incerto e automatizado.

Seja na postura não verbal, na fala, na escrita, na escuta ativa, em todos os momentos é preciso codificar as informações e reagir de forma adequada. Este é um exercício diário!

A comunicação, mesmo sendo uma habilidade natural, necessita de aperfeiçoamento constante.

Muitas vezes na ânsia de falar esquecemos de respirar, de ouvir e de prestar atenção nos ruídos.

Saber se comunicar está muito mais ligado a se autoconhecer do que imaginamos.

Diminuir a ansiedade de falar e aumentar a curiosidade em ouvir, em prestar atenção nas reações, em refletir antes de se comunicar faz parte deste autoconhecimento e autoaperfeiçoamento.

Então tendo em vista os fatos apresentados, é possível concluir que a comunicação é uma ferramenta essencial para o meio em que vivemos atualmente, tanto dentro de uma sociedade quanto dentro de relacionamentos.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: Em tempos de pandemia, o que fazer para se recolocar?

 

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa