fbpx

Alegria

Alegria é uma emoção, uma atitude. As pessoas estão interessadas em competir, em entristecer as outras com seus atos, o ego fala mais alto, o orgulho, a vaidade. Por quê? O que elas ganham com isto? O diálogo não seria melhor?

564
564

Hoje eu precisava falar da alegria. Não consigo vê-la na face e no coração das pessoas. Alegria é uma emoção, uma atitude. As pessoas estão interessadas em competir, em entristecer as outras com seus atos, o ego fala mais alto, o orgulho, a vaidade. Por quê? O que elas ganham com isto? O diálogo não seria melhor? Com certeza a alegria poderia fluir por meio de um abraço, um carinho, um beijo.

Neste artigo procuro falar uma pouco mais da alegria e deixo algumas frases para reflexão.

A alegria é um sentimento de plenitude e satisfação interior. Como ideia geral, a alegria obedece a um mecanismo de estímulo-resposta.

Uma causa qualquer pode determinar uma resposta satisfatória que nos faça sentir uma notável paz de espírito (por exemplo: quando recebemos um presente ou uma boa noticia sentimos certa satisfação). Porém, o conceito alegria apresenta aspectos diferentes, tais como: mecanismo bioquímico do organismo e atitude diante da vida.

Mecanismo Bioquímico

A sensação de prazer e bem-estar não aparece de maneira misteriosa, mas obedece a mecanismos bioquímicos. Sabemos que as endorfinas são fabricadas por nosso organismo de forma natural, este processo não é espontâneo, pois certas atividades ajudam a fabricar “substâncias” de felicidade, tais como: exercícios físicos, alguns alimentos, atividade sexual, lembrar-se de coisas agradáveis ou escutar música. O ser humano tem o impulso de realizar aquilo que o satisfaz e, paralelamente, ele evita o que lhe desagrada porque o nosso cérebro está programado para isso.

Como consequência, a felicidade é explicada pelos processos químicos do cérebro humano. Por este motivo podemos destacar a química do amor.

Atitude diante da Vida

Segundo algumas investigações sobre os mecanismos cerebrais e a alegria, nossa vontade pode interferir no sentimento de felicidade, ou seja, somos algo mais do que a química. Desta forma, existem algumas estratégias que incentivam os mecanismos da felicidade: sorrir, abraçar, beijar ou acariciar. Alguns psicólogos e estudiosos sobre o comportamento humano afirmam que com uma atitude positiva e uma série de orientações podemos favorecer a sensação de alegria interior.

Frases para Reflexão

– Estou sempre alegre – essa é a maneira de resolver os problemas da vida. – Charles Chaplin

– A alegria é a saúde da alma. – Barfthélemy

– A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. – Pv 17:22

– É maravilhosa a força da alegria. A sua resistência excede tudo que se possa imaginar. – Carlyle

– Um coração alegre faz tanto bem quanto os remédios. – Provérbio Oriental

E como disse Eduardo Girão: Há duas fontes perenes de alegria pura: o bem realizado e o dever cumprido.

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e sócia da Fitoy, empresa de consultoria que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...