fbpx

Administração do tempo: É a melhor alternativa?

Você já chegou ao final do dia com o sentimento de não ter feito nem a metade do planejado? Além de não concluir a lista, sente como se tivessem colocado seu cérebro no liquidificador e esquecido de desligar?

Administração do tempo é a solução para você, falou-me um amigo há alguns anos quando disse a ele que ao final do dia sempre tinha o sentimento de que não havia feito nem a metade do que havia planejado.

Realmente, além de não concluir a lista de tarefas sentia-me no fim do expediente como se tivessem colocado meu cérebro no liquidificador e esquecido de desligar. Administração do tempo! Mais uma vez foi a prescrição dada por ele, fazendo uma pose muito semelhante a de uma velha tia que costumava receitar seus chás milagrosos para qualquer mal-estar.

Confesso que fiz um curso de administração do tempo após a sugestão dele e minha produtividade aumentou, porém, a sensação do cérebro no liquidificador persistia além de não me sentir eficaz.

Um dia li em um artigo uma frase de Peter Drucker: Se existe algum segredo para eficácia, ele é concentração. Pronto, não bastava trabalhar na administração do tempo, também era necessário treinar a concentração.

Sou de uma geração que foi “treinada” para ser multitarefa, fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Hoje eu sei que as pessoas multitarefas por mais que sintam estar produzindo muito, apenas estão cansando seus cérebros e realizando muito menos do que poderiam. O grande segredo é focar em apenas uma única coisa e viver o momento presente. A tarefa é realizada de forma mais rápida e a eficácia é maior, com menos fadiga e maior prazer.

Nosso cérebro saiu da linha de montagem programado para fazer apenas uma coisa de cada vez. Quando assumimos um comportamento de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ele foca em uma, depois muda para a próxima, depois para a outra e assim sucessivamente – Uma verdadeira maratona cerebral que só leva ao esgotamento e aumentando significativamente o tempo para concluir cada uma das atividades.

Não fomos treinados para viver o aqui e agora!

Só descobri a facilidade em manter o FOCO naquilo que estou fazendo quando passei a praticar Mindfulness – Atenção Plena, o que trouxe além de uma maior produtividade, o controle do estresse e de saber agir sobre pressão. Como subproduto desta prática desenvolvi a resiliência com redução significativa da ansiedade. O primeiro contato com Mindfulness não foi em um treinamento especifico, apenas busquei informações no Google e encontrei vários exercícios. Mais recentemente tive contato com programas de 8 semanas de treinamento que realmente funcionam.

Achei a experiência tão vantajosa que passei a aplicar em alguns programas de Coaching, com um receio inicial, pois o Coachee poderia confundir a prática do Mindfulness com algum tipo de religião. Bastou um aprofundamento na técnica e nas suas bases científicas para que tal temor se dissipasse e hoje pratico em conjunto com o Coachee com bastante naturalidade, e com excelentes resultados.

A prática da atenção plena exigiu que aprendesse algumas coisas e desaprendesse outras que erroneamente tinham sido impostas a mim. Quanto mais incorporei esta prática, mais consegui produzir, em menor tempo e de forma eficiente sem fadiga desnecessária ou preocupações descabidas.

Aprenda a viver o momento presente e observe o quanto este mundo ainda é belo e a vida cheia de felicidade, afinal ser feliz é nosso objetivo maior.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa