Anúncios

Acesso à informação (Parte 4)

O sistema escolar é muito mais amplo e complexo do que alunos e professores, incluindo diferentes gerações, diferentes sociedades e realidades e interesses de cada escola de cada aluno e professor.

Concluindo a análise sobre o sistema escolar no Brasil

Fazendo um resumo dos assuntos debatidos: a visão do adolescente sobre a escola, sua causa e consequência. O conflito de gerações em relação ao estudo e sua objetividade. E a tecnologia, que vem como aliada ou vilã na hora de estudar.

Conseguimos perceber que o sistema escolar é muito mais amplo e complexo do que alunos e professores, incluindo diferentes gerações, diferentes sociedades e realidades e interesses de cada escola de cada aluno e professor. Além disso, tentei mostrar a vocês que a escola não é apenas um sistema que faz testes, mesmo que às vezes ela pareça por diversos motivos, como por exemplo, a má remuneração dos professores e diretores, resultando na desmotivação. Esse tema era, há muito tempo, uma forte vontade minha de desenvolver, já que o adolescente passa mais tempo na escola do que com os familiares. A maior parte da realidade de um adolescente é feita da escola. E não podemos fazer com que praticamente toda a nossa realidade seja preenchida de sofrimento, cansaço e dúvidas sobre se isso é o certo a fazer.

Mas esses textos não são feitos apenas para nós, mas também para nossos pais, que em minha opinião devem ser presentes sim na nossa vida escolar. Não apenas cobrando notas altas no boletim ou querer que você decida qual faculdade fazer com 17 ou 18 anos. Mas principalmente, e isso é o essencial, debater sobre tudo que constitui a escola e o sistema educacional. Questionando as matérias, os professores, a maneira de dar a matéria, qual é o principal interesse da escola e os nossos principais interesses, quanto filho e aluno, ao ir à escola, querer saber o que achamos da escola, pra que ela serve na nossa visão. Cobrar nota e um curso superior qualquer escola faz. Construir um ser humano crítico e preocupado, apenas escolas especiais e pais que têm um olhar preocupado ao desenvolvimento humano/pessoal de seu filho.

Acho uma boa ideia conversar com nossos pais e avós sobre sua época de estudante. O que eles pensavam, como eram as aulas, os professores e seus amigos. E também quais eram os seus sonhos e por que escolheram tal profissão. Comparar a realidade deles, sonhos, amigos e sociedade como um todo com a nossa. Será que elas serão tão diferentes assim?

Músicas antigas que refletem o contemporâneo melhor do que alguns estudos.

Gabriel O Pensador – Estudo Errado

Pink Floyd – Another Brick In The Wall

Bruno Sales Author
Estudante esforçado, entusiasta intelectual e conversador. Estudante de Economia, escritor amador e apreciador de Filosofia e Matemática. Sonha publicar o livro que vem trabalhando faz anos; a médio prazo, adquirir independência financeira e reconhecimento intelectual; a longo prazo, mudar o mundo.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa