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Acessibilidade para Pessoas Surdas: Você já pensou sobre isso?

Acessibilidade para pessoas surdas é lei e empatia. Saiba como quebrar barreiras comunicacionais e atitudinais com Libras, legendas e atitudes inclusivas que transformam empresas, eventos e a sociedade em espaços de verdadeira inclusão.

Acessibilidade para Pessoas Surdas: Você já pensou sobre isso?

Acessibilidade para Pessoas Surdas
Você já pensou sobre isso?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de surdez, o que representa aproximadamente 5% da população nacional. Este dado reforça a relevância social de promover a acessibilidade em diversos contextos: na empresa, em eventos, cultos religiosos, literatura, materiais didáticos, etc.

Importante ressaltar que promover a acessibilidade não é um ato de bondade, é obrigação, preconizado na Lei Brasileira de Inclusão 13146/2015, que em seu artigo 4º diz:

Art. 4º: Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. § 1o Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/Content/uploads/20162317410_FINAL_SANCIONADALei_Brasileira_de_Inclusao_06julho2015.pdf


QUAIS BARREIRAS DEVEM SER QUEBRADAS

Quando falamos de pessoas surdas existem 2 barreiras principais a serem, sem dúvida, eliminadas: a Comunicacional e a Atitudinal.

As barreiras atitudinais são comportamentos ou preconceitos que dificultam a inclusão e a participação plena de pessoas com deficiência na sociedade. Se manifestam por meio de estereótipos, estigmas, discursos e atitudes excludentes.

As barreiras comunicacionais são obstáculos que dificultam ou impedem a transmissão ou o recebimento de informações, como ausência de intérprete de Libras, legendas, materiais em braile, audiodescrição, linguagem acessível, e a falta de interlocutores para facilitar a comunicação.


LIBRAS

Uma das mais importantes ações para eliminar as barreiras comunicacionais é a implementação da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, que em 2002 foi denominada idioma e língua oficial da pessoa surda por meio da Lei nº 10.436/2002. Foi a primeira vez que o idioma foi, de fato, reconhecido como tal. A Libras é um sistema linguístico assim como o português, mas possui estrutura gramatical independente.

Garantir que eventos, tenham intérprete de Libras tanto na transmissão presencial, que a equipe de recepção tenha pessoas preparadas e capacitadas para comunicar-se em Libras é fundamental.

Quando evento online ou vídeos, a legenda é importante, mas, não substitui o intérprete de Libras.


EMPATIA E LEI

Já mencionamos acima o contexto de legislação que envolve promover a acessibilidade para qualquer pessoa, mas, também é um ato de empatia. Imagine-se num país onde você se encontra sozinho e não conhece o idioma e que por esse motivo as pessoas não se comunicam contigo.

Quando uma pessoa surda tenta se comunicar e quem está do outro lado não entende Libras… o silêncio não é só dela. Ambos se tornam limitados — um pela audição, o outro pela falta de preparo.

A diferença é que a surdez não foi escolha, já não saber Libras sim. Porque a inclusão começa quando alguém decide aprender a escutar com os olhos e falar com as mãos. Pense nisso: se a ponte pode ser construída, então por que não começar por você?

Vamos juntos promover a inclusão!


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Quer descobrir como a acessibilidade para surdos pode ser o primeiro passo para construir a verdadeira inclusão na sua empresa, nos seus eventos e até na sua vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/

Confira também: Liberdade de Expressão vs. Respeito: Onde Está o Limite?

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Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André. Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC. Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC.Vivência de 30 anos na área de RH em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social que tem por missão transformar vidas através da Educação, Empregabilidade, Orientação de Carreira e Saúde Mental.Colunista da plataforma de desenvolvimento Cloud Coaching. Coautor dos livros: Segredos do sucesso: da teoria ao topo. Gestão Humanizada de Pessoas. O Matuto Corporativo. Coordenador e coautor dos livros Diversidade em suas dimensões – Volume I, II e III. Professor de MBA da FIAP da disciplina de Diversidade, Equidade e Inclusão.
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