fbpx

Acessibilidade é investimento essencial para as organizações!

Acessibilidade é um dos temas mais discutidos quando se trata de inclusão de pessoas com deficiência. É comum associá-la somente às adaptações arquitetônicas, mas seu conceito é mais amplo.

Acessibilidade é um dos temas mais discutidos quando se trata de inclusão de pessoas com deficiência. É comum associá-la somente às adaptações arquitetônicas, mas seu conceito é mais amplo.

A acessibilidade prevê adaptações arquitetônicas (rampas, banheiros adaptados etc), comunicacionais (língua de sinais, escritos em Braille, textos ampliados), instrumentais (instrumentos e utensílios de trabalho), metodológicas (métodos e técnicas de trabalho), programáticas (programas internos em situação de igualdade) e de atitude (sensibilização, preparação e conscientização de todos os níveis hierárquicos).

Um discurso muito comum para que tais adaptações não sejam feitas é o alto custo. Porém, uma análise mais profunda deve ser feita antes desta conclusão, pois quando a empresa não é acessível o leque de possibilidades para contratação diminui significativamente tornando a empresa mais vulnerável ao não cumprimento da legislação e, consequentemente, suscetível a pesadas multas, que podem dobrar de valor numa possível reincidência.

Assim, a rotatividade de pessoas com deficiência aumenta, pois não obtendo recursos básicos para desempenhar seu trabalho, elas buscam novas oportunidades. As tecnologias assistivas são recursos que equiparam a capacidade de trabalho e resultados de uma pessoa com e sem deficiência, desta forma, perde a empresa também em produtividade.

Todos esses fatores geram custos diretos ou indiretos. Então, se colocados na ponta do lápis, percebemos a viabilidade para investir em acessibilidade. Mesmo itens com preços mais elevado, como no caso de elevadores, servem não somente para as pessoas com deficiência, mas a todos os colaboradores e seu investimento se dilui ao longo do tempo.

Portanto, faço aqui o convite para olhar a acessibilidade pela óptica do investimento. Não só em tornar sua organização acessível, mas principalmente em acreditar nas pessoas.

Pós-graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC RS, Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC. Vivência de 30 anos na área de RH, em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho. Desempenhou papéis fundamentais em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho. Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. É Vice-presidente de Diversidade e Inclusão e Líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPRH – Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens de baixa renda que tem por missão transformar vidas através da Educação, Trabalho e Carreira. Colunista das Revista Cloud Coaching. Coautor do livro: Segredos do sucesso: da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão pela Editora Leader e do livro Gestão Humanizada de Pessoas pela Editora Leader. Coordenador e coautor do livro Diversidade em suas múltiplas dimensões pela Editora Literare Books.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa