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A Vida não para! É hora de mudar o rumo do seu negócio e da sua vida!

Quando você vai iniciar as ações necessárias para mudar o rumo do seu negócio e da sua vida? Vai aguardar as coisas entrarem nos eixos para começar a se mexer?

A Vida não para! É hora de mudar o rumo do seu negócio e da sua vida!

A Vida não para! É hora de mudar o rumo do seu negócio e da sua vida!

Se vivemos, incessantemente, pela busca da felicidade imediata abordada em meu artigo anterior (clique aqui e leia) é chegada a hora de se preocupar com o como e quando iremos iniciar as ações necessárias para mudar o rumo do seu negócio e da sua vida ou pretende aguardar as coisas entrarem nos eixos para começar a se mexer?

Sabemos que nada na atualidade é planejado. As pessoas tendem a ficarem estáticas, após tanto tempo de clausura devido à pandemia, à perda do seu emprego ou de sua renda. Contudo, mesmo assim, nada as fazem levantar e olhar para frente.

Parece que nada abala em seu mais profundo íntimo, preocupa-se em lamentar-se diariamente e isto vem ocasionando inúmeros problemas de saúde física e psíquica. Lembre-se, assim como a vida, as empresas, o consumo, as oportunidades, o comportamento do consumidor não param e a sua visão definitivamente precisa ser ampliada.

Olhar para os prósperos neste momento e achar que já estavam preparados para as novas formas de fazer negócio (ou que se trata do fator sorte) é um pensamento errôneo. Isso porque aqueles que prosperaram, em vez de se lamentarem, deram o passo necessário que você deixou de dar.

Você deixou de buscar uma nova forma para o seu negócio continuar prosperando, teve medo, acomodou-se, reclamou, criticou. Enquanto isso, outros continuaram a sua caminhada e encontraram uma nova forma. Aceitar esse fato é o primeiro passo para que você retome o curso da sua vida.

Temos inúmeros negócios e setores crescendo e outros simplesmente falindo ou os seus gestores desistindo sem ao menos tentar criar um novo modelo; como venho ressaltando, o equilíbrio, a criação, a inovação, olhar ampliado e o risco são fatores principais para conseguir driblar os momentos ameaçadores.

Outro apontamento importante para descrever tal despreparo e desistência do negócio é a falta de tempo de se preparar para este momento. Isso é um pensamento injustificado, porque de fato era de se esperar uma estagnação temporária, fechamentos de empresas. Assim como também era de se esperar a procura imediata por uma nova forma de manter o seu negócio em funcionamento e rentável.

A reclamação e a crítica são os principais pontos alegados por muitos brasileiros, na justificativa de ficar para trás. Ainda mais que os outros foram impulsionados exatamente pelos mesmos pontos abordados. Podemos chamar essas ações ou pensamentos de “síndrome da vitimização”.

A sua escolha é livre, porém a sua ação, decisão e vontade devem ser pensadas, racionalizadas e muito bem planejadas para que você não pare no tempo e o seu caminho seja somente de incertezas e medos.

A tecnologia está aí e é um fator desencadeador para novas formas de negócio e já foi comprovado de forma contundente ser muito eficiente. Pode ser utilizada para novas ideias, estudos e a aceleração para o seu negócio.

Existem segmentos que souberam utilizá-la e outros que a utilizaram de maneira errônea. Há também aqueles que não a utilizaram ou resistem devido ao seu pensamento retrógrado. Por exemplo: nunca precisei nisso, sou conhecido, tenho bom produto, atendimento perfeito, não vendo por que ninguém tem dinheiro mesmo.

Pude verificar este exemplo com afinco em duas panificadoras. Uma com tradição de mais de 20 anos e que precisou fechar mais cedo porque não quis utilizar os aplicativos de delivery. Colocaram então um motoboy contratado, que se acidentou. E então diziam aos clientes antigos que não poderiam fazer a entrega durante 20 dias devido ao afastamento do funcionário.

Enquanto isso, uma outra panificadora com 2 anos apenas de funcionamento no mesmo bairro, dispunha dos pedidos através do aplicativo. Assim foi crescendo e angariando toda a clientela da panificadora tradicional do bairro. Tudo isso em função do pensamento retrógrado daquele gestor de que não precisava de novas formas de atendimento.

Um outro exemplo é um restaurante. Em seu funcionamento normal, tem fila de espera com os clientes felizes aguardando pacientemente devido à sua excelência na comida e atendimento.

No período restrito resolveram se adequar ao novo comportamento e colocaram drive-thru e delivery. Infelizmente, além de não ter sido bem planejado, seus funcionários não tiveram qualquer tipo de treinamento nos atendimentos. Resultado: os clientes formavam fila para a retirada da alimentação, vivenciando um total desastre com a desordem das entregas. Os funcionários demonstravam perdidos em seus afazeres, pedidos trocados, demora nas entregas, etc. Agiram como se nunca tivessem atendido cliente algum, destruindo assim a tradição de excelência em seu atendimento. Em outras palavras, uma experiência desastrosa.

Muito cuidado ao tentar se adaptar às tecnologias, contrate alguém que já tenha experiência para atuar ou orientar, treine a sua equipe; a forma de contato é diferente do que ele já estava habituado e prepare-se para dar continuidade à qualidade e excelência da sua empresa.

Todos nós possuímos lições valiosas, vivemos o passado, nos desenvolvemos e vivemos o presente com a sua evolução. Assim devemos nos desenvolver e estarmos preparados e atentos para o futuro. Hoje é essencial ter a capacidade de antecipar situações, estar preparado para lidar com qualquer situação antes mesmo de acontecerem. Desta forma, você conseguirá antever um problema e planejar sua solução de forma eficaz.

Seja você mesmo, não imite, crie a sua forma de entregar o que o seu cliente deseja. Ou então desperte nele o desejo pelo seu produto ou serviço.

“O momento econômico pode estar confuso, mas o tempo jamais irá parar para aguardar o seu despertar”. (Adriane Yared)

E se você deseja mudar de profissão o momento é AGORA! Não deixe o tempo passar, lembre-se, se nem você acredita em você, o que dirá os outros; mantenha o seu equilíbrio, crie, inove, arrisque, acredite, tenha visão holística e vá buscar tudo aquilo que almeja. 

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como iniciar as ações necessárias para mudar o rumo do seu negócio e de sua vida? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro.”

Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/

Confira também: Modernidade Imediatista: As consequências da Cultura do Imediatismo

 

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Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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