fbpx

A Vida é Breve: Aprenda a Viver o Agora!

Não dispomos de pouco tempo, mas desperdiçamos muito. Não nos damos conta do valor de cada minuto em nossa vida, desperdiçamos sem dar o devido valor, sem lembrar que a vida é breve.

A Vida é Breve: Aprenda a Viver o Agora!

A Vida é Breve: Aprenda a Viver o Agora!

Vamos imaginar que um parente distante, um tanto excêntrico, deixe uma herança para você.

Uma herança que a princípio deixará você muito feliz, mas apenas a princípio.

Imagine que sua herança seja receber todos os dias o valor de R$ 86.400,00, mas com uma cláusula expressa: este valor deve ser gasto no mesmo dia. O que restar ao fim do dia em sua conta, você o perderá.

No início, eu creio que será fácil gastar este valor diariamente, mas depois de algum tempo, quase todo o valor recebido diariamente será perdido. Você não terá onde gastar tanto dinheiro em um único dia, todos os dias.

Será frustrante entrar um valor alto em sua conta e ao fim do dia perceber que perdeu grande parte dele.

Vamos deixar agora a imaginação de lado e encarar a realidade.

Você tem 86.400 segundos por dia para utilizar como bem entender e cada segundo que não seja bem vivido, não será mais restituído. Será perdido para sempre.

Aprenda, pois, a viver intensamente cada momento da sua vida. Aprenda a viver o agora, o momento presente. Não procrastine a sua felicidade e os seus sonhos.

Nós pensamos como se fôssemos seres eternos.

Agimos e programamos a nossa felicidade para depois – quando fizer 50 anos… quando os filhos casarem… quando me aposentar… semana que vem… na próxima segunda-feira… depois do ano novo…

Parece que vivemos a nos preparar para o futuro sem viver o presente.

“Porque esse espaço de tempo que nos é dado transcorre tão veloz, tão rápido, que, com exceção de bem poucos, os demais a vida deixa exatamente nos preparativos para a vida.” (Sêneca)

Conversando com várias pessoas, percebo em quase todas elas se preparam para serem felizes “lá na frente” ou, em última análise, ser feliz em um futuro que nem sabemos se existirá. Época em que muitos nem chegarão.

Não dispomos de pouco tempo, mas desperdiçamos muito. Não nos damos conta do valor de cada minuto em nossa vida, desperdiçamos sem dar o devido valor, sem lembrar que a vida é breve.

“Temos medo de tudo como mortais, mas desejamos tudo como imortais.” (Sêneca)

Nossos sonhos ficam sempre para depois. Não somos imortais, viva agora.

Uma grande tristeza nos abaterá quando percebermos que o período que deixamos para viver é quando será hora de terminar.

Durante muitos anos tive uma atividade voluntária fazendo visitas a hospitais, para levar uma palavra de conforto às pessoas internadas e em muitas ocasiões percebi que a grande tristeza, o grande arrependimento de suas vidas era o sentimento de: – Agora não dá mais!

Não percamos de vista esse sentimento, vamos viver e não apenas existir, pois daqui a pouco pode ser que seja este o nosso sentimento: – Agora não dá mais.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aprender a viver sua vida intensamente cada momento, sem procrastinar a sua felicidade e os seus sonhos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar sobre este tema.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Nosso desejo é Ser Feliz!

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa