fbpx

A Transformação Digital e o Ser Humano!

O que a transformação digital pode fazer por você hoje? O futuro exige ressignificar o “ser humano” em tempo integral e sua integração homem versus máquina.

A Transformação Digital e o Ser Humano!

A Transformação Digital e o Ser Humano!

Hoje o meu texto será curto. Vou explorar postagem muito interessante que foi publicada no IT-Forum, em Março de 2021. Postagem bem alinhada com a anterior que lancei aqui, no Mundo VUCA, no início deste ano.

O IT-Forum é um espaço que está a serviço de brilhantes mentes para a reflexão qualificada sobre temas afins à Tecnologia da Informação. Pode-se afirmar que o IT-Forum é uma plataforma onde a tecnologia da informação, em todas as dimensões, é explorada a partir de estudos, tendências e impactos no mundo de negócios.

A minha postagem teve, como título, Conhecimento é poder: O Futuro não envolve apenas Tecnologia!. Ali eu explorava o fato de que, anualmente, o Fórum Econômico Mundial reúne autoridades e lideranças globais para debaterem questões cruciais que impactam o futuro do mundo (e, por certo, dos seres humanos). E eu ali afirmava: estar atento a esses debates significa então manter alinhamento direto com o chamado Mundo VUCAH (ou o mundo da Revolução Industrial 4.0). Por sempre trazer comentários para profissionais que são agentes de transformação das pessoas, então listei os sete tópicos-chave para explicar de que forma os estudiosos e proponentes da agenda do Fórum Econômico Mundial se referem aos desafios globais existentes.

Em uma das passagens daquela postagem, escrevi exatamente isto:

“Ao liderar equipes de humanos e máquinas, os executivos precisam entender os dois principais tipos de conhecimento: implícito e tácito. E como utilizar melhor cada tipo no cotidiano de seus negócios. Ou seja, a velocidade, a abrangência e a profundidade das transformações pelas quais passa o nosso mundo VUCAH está nos forçando a repensar como os países devem se desenvolver, como as organizações geram valor. E, até mesmo, o que significa “ser humano”. ( Em outras palavras, temos que aproveitar a oportunidade de criar um futuro inclusivo e centrado no ser humano )”.

Ou seja, ainda que o olhar dos especialistas em tecnologia esteja direcionado (com razão e méritos) ao desenvolvimento das tecnologias, não se poderá jamais esquecer que o objetivo é o de sempre gerar mais qualidade de vida e inclusão ao ser humano. E vi com alegria que a postagem no IT-Forum, tendo por título O que a transformação digital pode fazer por você hoje?, não perdeu de vista a dimensão do ser humano e a sua integração com a tecnologia da informação, em qualquer processo de inovação. O autor do texto referenciado é Fausto Motter, diretor de tecnologia da Globant, empresa nativa digital que oferece soluções tecnológicas inovadoras.

Por fim, vou retirar uma expressão da postagem do Fausto Motter que resume as razões da minha conclusão do parágrafo anterior:

O convite é falar de inovação não apenas reinventando e buscando o novo El Dorado. Mas também melhorando o que existe para garantir que times operativos virem supervisórios. Buscando uma integração homem versus máquina que construa melhores processos e impacte, inclusive, a vida das pessoas”.

Fica renovado o recado a coaches, mentores e consultores: o futuro exige ressignificar o “ser humano” em tempo integral de fato. Clique aqui para ler, na íntegra, a visão do Fausto Motter sobre a transformação digital em nossas vidas.

Como sempre, não posso deixar de estimular a reflexão dos profissionais de coaching e mentoria para todos os conceitos aqui abordados. Afinal, nos tempos à frente será praticamente certo vocês se depararem com clientes em busca da integração homem versus máquina, impactando a vida de empresas e de pessoas, em muitas dimensões.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a transformação digital e a integração homem versus máquina? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Princípios e Valores: Como você toma suas decisões?!

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa