Anúncios

A sua profissão está em ascensão ou declínio? Saiba o que fazer!

O mercado de trabalho sempre esteve em constante evolução e nos últimos anos essas mudanças têm sido cada vez mais rápidas e transformadoras.

458
458

O mercado de trabalho sempre esteve em constante evolução e nos últimos anos essas mudanças têm sido cada vez mais rápidas e transformadoras. Pensando nisso, decidi falar sobre as profissões que estão chegando ao fim.

Sabemos que esse processo é natural, por isso é importante ficar atento às tendências para saber se a sua profissão está em declínio ou ascensão e poder se preparar para o futuro. Portanto, é hora de fazer uma reflexão, analisar de fato a possibilidade de se adequar e considerar se tornar um profissional multifunção.

Sendo assim, existem certas profissões que estão com os dias contados e ao mesmo tempo ocupam espaço nas graduações das universidades, ou seja, muitas pessoas estão investindo em profissões que podem desaparecer em breve e consequentemente perdendo a oportunidade de exercer a profissão que escolheram.

Além disso, muitos jovens ainda têm a pretensão de seguir a carreira dos pais, que muitas vezes podem estar em declínio, por isso saliento a necessidade de ir ao encontro de profissões e carreiras que estão em alta, como as relacionadas à tecnologia, por exemplo. Mas até o mundo tecnológico esconde um futuro incerto.

O estudo Workforce of the Future – the competing forces shaping 2030, feito pela PricewaterhouseCoopers (PwC), mostrou o impacto da tecnologia dentro das organizações para saber como as empresas devem se preparar para atrair e reter talentos.

Foram ouvidos mais de 10 mil profissionais de empresas dos mais diversos setores em 140 países e para 73% dos entrevistados a tecnologia não substituirá a criação humana, sendo que 37% afirmam preocupação com a possibilidade de a automação colocar os empregos em risco.

Uma delas é piloto de avião, que segundo estimativas, até de 2025 a 2030 não existirão mais. Outra profissão que também está com os dias contados até 2025 é o corretor de seguros. Além disso, existem outras como, por exemplo: recrutador de RH (2023) e contador (2030).

Falando sobre as profissões do futuro, um relatório da Center for the Future of Work, estabelecido pela Cognizant Technology Solutions, mostrou uma previsão das 21 profissões que estarão em alta nos próximos 10 anos: Detetive de Dados, Facilitador de TI, Coach de bem-estar financeiro, Controlador de estradas, para citar algumas. Resumindo, o mercado da tecnologia, conforme dito acima, está com tudo.

E você? Está preparado para as mudanças que o mercado de trabalho tem imposto? Como está se preparando para o futuro da sua profissão? Saiba que independentemente da sua escolha, ter uma reserva financeira é essencial para uma fase de transição, portanto planeje-se e saiba que o sucesso profissional sempre virá com muita dedicação e transpiração.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa