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A Segurança Psicológica e a sua Importância para Equipes

A Segurança Psicológica é fundamental para tornar as equipes mais resilientes, motivadas e persistentes, por isso a liderança tem um importante papel na sua construção.

A Segurança Psicológica e a sua Importância para Equipes

A Segurança Psicológica e a sua Importância para Equipes

Muitas empresas apresentam um clima organizacional que pode ser considerado como tóxico. Nessas empresas os profissionais sentem que precisam esconder quem realmente são, ou ainda mesmo encobrir os seus erros e vulnerabilidades. Há uma pressão pelo excesso de trabalho impulsionado pela hipercompetitividade. Quando esses fatores estão presentes em alta intensidade e por muito tempo, pode surgir então o que chamamos de insegurança psicológica.

A sensação de insegurança enche nosso corpo com o hormônio do estresse (cortisol). Esse interfere no funcionamento de uma região do cérebro chamada córtex pré-frontal, que é responsável pela atenção, raciocínio, planejamento, tomada de decisão. Assim, por mais focado e inteligente que alguém seja, quando esta pessoa se sente insegura, não conseguirá utilizar todo o seu potencial.

Estudos feitos na Universidade da Carolina do Norte, mostram que emoções positivas como confiança, curiosidade e inspiração ampliam a mente e ajudam assim a construir recursos psicológicos, sociais e físicos. As pessoas se tornam mais abertas, resilientes, motivadas e persistentes quando se sentem psicologicamente seguras.

Além disso, as emoções positivas favorecem o pensamento divergente e a busca de soluções, ambos processos fundamentais para estimular a criatividade. Um ambiente tóxico acaba interferindo negativamente nesses aspectos, por isso, as empresas deveriam investir na construção de um clima organizacional que favoreça a segurança psicológica.

A Dra Amy Edmondson, professora da Harvard Business School, define Segurança Psicológica como:

“um clima em que as pessoas se sentem confortáveis, ​​sendo o que são e expressando-se de forma livre”.

Quando existe segurança psicológica, os profissionais sentem que podem ser eles mesmos no trabalho. A opinião de todos é bem-vinda e será ouvida. De fato, há espaço para compartilhar as dúvidas, preocupações, sem medo de recriminações. Quando um erro ocorre, ele pode ser compartilhado e dessa maneira gerar aprendizagem para todos.

É possível ter conversas difíceis e colocar os pontos que incomodam. Quando o ambiente oferece pouca segurança psicológica, então vemos o oposto destas características. Isso terá um impacto direto na velocidade de tomada de decisões, na implementação de mudanças, na habilidade de criar e inovar, na capacidade de cooperação e, por conseqüência,  no engajamento dos colaboradores.

Segundo o Instituto Gallup, 7 em cada 10 Funcionários não acreditam que suas opiniões são consideradas no trabalho. 85% dos funcionários em todo o mundo não estão engajados e sentem-se dissociados de seus empregos atualmente. Se os funcionários não estão engajados, eles não estão envolvidos ativamente no trabalho que fazem e isso tem um impacto direto nos resultados organizacionais.

A liderança tem um importante papel na construção da segurança psicológica. Afinal, o líder tem grande influência sobre a cultura que constrói em sua área. As atitudes e os comportamentos que a liderança valoriza serão as atitudes e os comportamentos que a equipe começará a apresentar.

Por isso, a liderança deve estar atenta ao clima organizacional que está construindo. Como analogia, podemos dizer que o clima é a preparação do “solo” que irá interferir na qualidade da “plantação”. Existem três pontos fundamentais que podem auxiliar o líder nesse processo, a saber:

1) Enfatizar o propósito do grupo

A liderança deve relembrar o grupo constantemente sobre o motivo de estarem trabalhando juntos. Uma equipe é formada para realizar projetos e atividades que contribuem para a empresa e sociedade na qual está inserida.

As pessoas devem estar conectadas e alinhadas em relação ao que desejam construir. Para isso, a liderança deve deixar claro e relembrar constantemente o propósito da equipe, os objetivos e as metas que a equipe deve alcançar.

Além disso, deve estabelecer junto com os integrantes da equipe os acordos de convivência sobre a forma como desejam atuar, para que o trabalho do dia a dia seja melhor, mais agradável e produtivo.

2) Abrir espaço para novas ideias e opiniões 

A liderança deve estimular constantemente a troca de ideias entre os membros do grupo. O respeito à diversidade de opiniões é fundamental. As pessoas precisam sentir que estão sendo ouvidas. E que existe um espaço para fazerem perguntas ou trazerem ideias, mesmo que possam ser consideradas “bobas” ou que não serão adotadas nesse momento.

É possível criar um estacionamento de ideias, onde a equipe pode deixar guardada todas as ideias que surgiram, demonstrando assim respeito pela contribuição dos integrantes.

3) Ter conversas contínuas de aprendizagem 

Criar uma mentalidade de aprendizagem constante na equipe favorece o processo de arriscar e inovar. Isso porque os erros serão acolhidos de forma positiva. O olhar para aprendizado permite que as pessoas peçam ajuda quando precisam ou consigam dizer que não sabem realizar uma determinada tarefa, sabendo que isso não será visto como fraqueza.

Uma mentalidade de aprendizagem reconhece que sempre há algo para aprender, independentemente da idade, cargo, tempo de casa.

As transformações pelas quais o mercado tem passado demandam cada vez mais velocidade, inovação e automatização de processos.

Essas mudanças exigem dos profissionais novas habilidades como, por exemplo, a resolução de problemas, resiliência, flexibilidade, criatividade, comunicação. O trabalho em rede e a colaboração tornam-se cada vez mais essenciais.

Essas habilidades podem ser impulsionadas a partir da segurança psicológica presente na empresa. Para isso, as empresas precisam investir na diversidade e inclusão, impulsionarem o trabalho cooperativo, estarem abertas para aprenderem com os erros e estimularem que as conversas difíceis ocorram.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância da segurança psicológica? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

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Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
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