fbpx

A Resiliência e o Coaching (Parte I)

A Resiliência é a capacidade de lidar e superar os problemas, transformando experiências negativas em aprendizado e estimulando mudanças. Em questões organizacionais, implica na competência de lidar com problemas sob forte estresse, mantendo o equilíbrio emocional.

Recentemente, eu tive acesso a uma estatística sobre os temas mais procurados e do interesse direto dos leitores do espaço Cloud Coaching. Destacou-se a questão da resiliência, o que me gerou a curiosidade de tentar entender o fenômeno. Só para lembrar e simplificando bastante, entende-se a resiliência no comportamento humano como a capacidade que a pessoa tem de lidar e superar os problemas, transformando experiências negativas em aprendizado e estimulando mudanças. Em questões organizacionais, a resiliência implica na competência de lidar com problemas sob forte estresse, mantendo o equilíbrio emocional.

Recorri a um instrumento bastante conhecido em pesquisas, que é a base de dados internacional EBSCO, em sua versão mais completa para o mundo dos negócios e da administração (Business Source Complete). Por uma decisão puramente pessoal, delimitei o período dos últimos 40 anos e fui investigar o que aconteceu com as duas áreas de estudos, a Resiliência e o Coaching. No caso do Coaching, a palavra-chave não fez referência à modalidade, tipo ou aplicação (foi genérica).

O resultado é surpreendente. Para começar, no período definido nenhum livro foi escrito fazendo a correlação entre essas duas áreas de estudos. E sem distinção de meio, ou seja, valendo desde trabalhos acadêmicos e artigos de opinião até mesmo resenhas, os números mostraram que:

Período

Tema
Coaching

Tema
Resiliência

Resiliência  
Coaching

Janeiro de 1974 a Dezembro de 1983

77

16

Janeiro de 1984 a Dezembro de 1993

232

105

Janeiro de 1994 a Dezembro de 2003

1527

862

2

Janeiro de 2004 a Fevereiro de 2014

8329

4851

9

Fonte: EBSCO Business Source Complete para todo e qualquer tipo de conteúdo (pesquisa pela palavra-chave)

Certamente, a computação pessoal e a internet facilitaram a produção e veiculação de conteúdo, o que explica o crescimento vertiginoso de publicações, na última década. Mas a união desses dois temas permaneceu absolutamente pobre (pode-se dizer, praticamente nula). Sendo mais coerente com o meu objetivo maior neste espaço, que é o de aproximar o rigor científico às abordagens e comentários, delimitei essa mesma pesquisa para os trabalhos publicados em jornais especializados na forma de artigos e com a análise de especialistas (ou seja, com revisão e aprovação que garantam o rigor no conteúdo). Vejam o que encontrei:

Período

Tema
Coaching

Tema
Resiliência

Resiliência  
Coaching

Janeiro de 1974 a Dezembro de 1983

15

4

Janeiro de 1984 a Dezembro de 1993

63

33

Janeiro de 1994 a Dezembro de 2003

206

136

Janeiro de 2004 a Fevereiro de 2014

811

891

1

Fonte: EBSCO Business Source Complete para todo e qualquer tipo de conteúdo (pesquisa pela palavra-chave)

O sistema EBSCO apontou um único estudo que teve foco especificamente na relação do Coaching com a Resiliência (Coaching for Resilience, de Freddie Barret, publicado em 2004). Nesse trabalho, a autora comenta de como surgiu seu interesse em desenvolver um modelo mental voltado a aplicar o instrumental do Coaching para a Resiliência. Na próxima publicação deste blog eu comentarei esse estudo e, desde já, fica o estímulo a que os Coaches de Negócios, Executivos e de Liderança me relatem suas experiências e casos (e eu terei o imenso prazer em reproduzir para os leitores).

Mario Divo Author
Mario Divo tem extensa experiência profissional, tendo chegado a quase meio século de atividade ininterrupta, em 2020. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo das plataformas de negócios MENTALFUT® e Dimensões de Sucesso®, acumulando com o comando da sua empresa MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa