fbpx

A Reconstrução do Mundo (que conhecemos) pela Tecnologia

As tecnologias estão rapidamente se interligando com nosso mundo físico, criando enorme necessidade de adaptação de todos nós. Você está preparado?

A Reconstrução do Mundo (que conhecemos) pela Tecnologia

A Reconstrução do Mundo (que conhecemos) pela Tecnologia

Recentemente, eu atendi convite da ABCO – Associação Brasileira de Consultores para apresentar uma palestra a um grupo de profissionais consultores e gestores, abordando um tema que fosse provocativo à reflexão sobre o futuro que temos à frente. Aproveitando uma postagem aqui do Portal Cloud Coaching, do início deste ano, a qual teve impacto interessante junto aos leitores, inspirei-me naquele conteúdo para compor então a apresentação. E é sobre isso que eu vou explorar nesta postagem!

Apenas para lembrar, em 2021, a agenda do Fórum Econômico Mundial incluiu um tema (entre outros) muito pertinente. Eu o resumi sob o título: Conhecimento é poder: por que o futuro não é apenas sobre tecnologia? Naquela postagem, que você pode ler aqui, eu citei o comentário de James Lin (Chief Product & Technology Officer na empresa Lynk Global), para quem à medida que os mundos virtual e físico se tornam cada vez mais interdependentes, o conhecimento – e como o administramos – se tornará assim o ingrediente fundamental para prosperar em qualquer situação.

As tecnologias virtuais estão rapidamente se interligando com nosso mundo físico, criando enorme necessidade de adaptação de todos nós. Mas isso não significa simplesmente substituir humanos por robôs ou confiar na inteligência artificial (IA) para tomar todas as decisões. A tecnologia, embora poderosa, é apenas parte da equação, sendo válido afirmar que a inteligência humana será um dos ativos mais valiosos neste mundo VUCAH. Mas as empresas poderão fracassar se não conseguirem encontrar o equilíbrio certo entre tecnologia automatizada e as percepções humanas.

Para os estudiosos que prepararam a agenda do Fórum Econômico Mundial, a 4ª Revolução Industrial compreende sete temas-chaves, a saber:

  • Ética e Identidade;
  • Governança ágil;
  • Disrupção nos negócios;
  • Disrupção no Trabalho e em Capacitações;
  • Segurança e conflitos globais;
  • Inovação e produtividade;
  • Tecnologias de Fusão (colaboração e interação interdisciplinar).

Como a minha postagem anterior foi transformada em uma palestra para profissionais, você pode conferir o conteúdo por este link. Acompanhe com atenção, pois você que é mentor, coach ou consultor qualificado deve entender as transformações que nos cercam. E, certamente, sobre as quais não temos controle. Afinal, temos a obrigação de aprender a surfar nessa onda futura e de conseguirmos ajudar os clientes a também surfarem nessa onda. Pensem e reflitam bastante, ok?

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a reconstrução do mundo que conhecemos e a tecnologia que nos cerca? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Tendências Tecnológicas Estratégicas do Futuro!

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa