fbpx

A pandemia do COVID-19 está causando um impacto sem precedentes na maneira como vivemos, trabalhamos e lideramos equipes e organizações

É importante para todos nós, coaches, apoiar outras pessoas a passarem por eventos difíceis, principalmente nesses tempos de incerteza sem precedentes.

incerteza

Quantas vezes, você caro(a) leitor(a) ouviu ou leu essa frase? Ou ainda parou para prestar atenção na afirmação que “Hoje, a única certeza é a incerteza.”?

Vivemos tempos muito difíceis é verdade e o COVID-19 se tornou uma pandemia, exigindo que a maioria de nós, nos colocasse em quarentena e nos adaptasse ao que muitas pessoas apelidaram de “o novo normal”. E assim, para quem como eu, respeitou as determinações das autoridades sanitárias e de saúde, passaram-se três meses, de distanciamento físico, mas não de isolamento social.

É importante para todos nós, coaches, apoiar outras pessoas a passarem por eventos difíceis. E para isso, aprendemos a nos cuidar para estarmos sempre fortalecidos nestas questões das emoções e do estresse.

Foi refletindo sobre tudo isso, que como coach profissional em atividade há treze (13) anos, fiz algumas escolhas. Uma delas foi me fazer algumas perguntas, a saber:

  • O que está me motivando agora e o que me manterá motivado?
  • A quem deixei de apreciar em voz alta?
  • Estou compartilhando críticas ou elogios com mais frequência?
  • Quantas vezes eu agradeci hoje?
  • Como coach executivo o que posso fazer para apoiar líderes e empresas que estão sendo desafiados para atravessar esse período de crise?

Essa última pergunta me inspirou fazer algumas observações sobre o que o coaching pode oferecer, e cheguei então nestes cinco (5) pontos.

  • Um coach executivo pode ser uma caixa de ressonância em tempos de crise e de incerteza. E pode fornecer uma abordagem estruturada para liderar sua organização em circunstâncias imprevistas. A chave é ter clareza sobre os resultados desejados e então trabalhar com um coach de maneira a enfatizar o desempenho que se deseja aprimorar.
  • Os executivos podem se beneficiar do coaching que os ajuda a desenvolver estratégias para liderar em situações novas ou complexas, desenvolver os pontos fortes existentes e impulsionar ainda mais seus objetivos.
  • Para gerentes de nível médio, o coaching pode revigorar um emprego ou até uma carreira, promovendo um ambiente de manutenção e engajamento, dos talentos na empresa.
  • Um coach pode ainda ajudar líderes a identificarem habilidades a serem desenvolvidas, pontos fortes e estratégias para melhoria.
  • O coaching pode se concentrar no alcance de metas no trabalho atual de um líder ou quando o desejo seja de seguir novas direções.

Nesses tempos de incerteza sem precedentes, provavelmente, você esteja sendo levado(a) a várias direções diferentes. Você não apenas precisa tomar decisões estratégicas que podem mudar o curso da sua organização, mas também tem a tarefa de fornecer orientação tática.

De forma recorrente, tenho ouvido que as pessoas estão trabalhando longas horas tendo que responder perguntas que chegam de todas as direções, e que estão entrando numa espiral de negligência ao próprio bem-estar.

O alerta aqui é que se lembrem de que não cuidar de si mesmo agora diminuirá sua capacidade de apoiar as pessoas que lidera, e que não há problema algum precisar de ajuda e apoio.

O coaching pode fornecer clareza para ajudá-lo a tomar decisões sobre a manutenção do desempenho organizacional; a continuidade dos negócios, a segurança, o bem-estar e a segurança financeira da sua força de trabalho.

Num processo de coaching profissional, você pode descobrir estratégias para manter o desempenho organizacional com a maioria das pessoas trabalhando em casa e os fluxos de trabalho tidos como normais interrompidos.

Além disso, o coaching também pode ajudá-lo a resolver questões como:

  • Como eu quero me portar e me apresentar como líder durante esta crise?
  • Sou suficientemente resiliente para liderar de forma efetiva de fato?

Me parece que, doses rápidas de coaching sob demanda podem ser úteis neste momento de incerteza. E oferecem a você um espaço confidencial e seguro para testar ideias, combater a chamada solidão do cargo e ajudá-lo(a) a gerenciar ou recuperar energia e foco, resgatando seu, por vezes comprometido, senso de clareza e propósito e navegar por decisões difíceis que possam gerar grandes impactos.

Pense nisso, e então experimente passar por um processo de coaching profissional, responsável e dedicado a você!

João Luiz Pasqual, PCC, CMC & ACS
PCC – Professional Certified Coach
CMC – Certified Mentor Coaching
ACS – Accredited Coaching Supervisor
https://www.intervisionclub.com.br/ 

Confira também: Estabelecendo a conexão entre Cultura, Inteligência Conversacional no Trabalho e Necessidades Sociais Humanas

 

João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É Professional Certified Coach (PCC), Mentor Coach e Accredited Coach Supervisor pela International Coach Federation (ICF). MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa