Anúncios

A oratória é o requisito principal de todas negociações!

Todos somos vendedores e em todos os momentos temos que convencer pessoas a aceitarem nossos serviços, produtos, ideias e opiniões e nossa maneira de ser.

Alô Amigo!

Negociar é uma arte milenar e que poucos sabem fazê-la com maestria e competência, digo isso, pois ao longo do tempo exercendo a minha carreira de executivo no mundo corporativo, nas palestras e treinamentos que eu ministro, vejo que existe muito receio das pessoas em se entregarem e praticarem essa técnica tão fundamental para o sucesso profissional e o pessoal.

Essa crença limitante ou bloqueio fazem com que o indivíduo procrastine intensamente e quando percebe, as oportunidades vão e a angústia alheia aumenta cada vez mais a sua frustração, gerando o sofrimento e a dor, muitas vezes, causando depressão em algum setor da sua vida.

É fundamental reforçar que todos os profissionais possuem aptidões diferentes, que lhe darão direção de um destino traçado por eles próprios, tendo a consciência de que todas as ações resultarão em reações positivas e negativas.

Analisando esse cenário, recentemente em um curso de vendas que realizei com a presença de empreendedores e profissionais qualificados no quesito negociação, eu percebi em minutos a falta de habilidade de se expressarem por intermédio da comunicação e da oratória.

A falta de envolvimento da fala com o interlocutor era nítida e em muitos momentos, o ritmo do diálogo se perdia conforme os minutos passavam e o resultado final, a venda ou a negociação, não chegava ao objetivo do profissional que ofereceu o serviço ou produto.

Negociar é saber entender na essência, o que o ouvinte deseja e conhecê-lo como a palma da sua mão, fortalecendo cada linha até a conexão final que é o prazer gerado pelo que foi oferecido pelo vendedor/negociador.

A oratória se faz presente a cada fração de segundo, quando temos a chance de nos oferecermos como solucionadores de problemas ou de mudanças de hábitos de todos os envolvidos naquele projeto.

Mas não podemos ver a oratória apenas no formato da fala ou discurso no geral, pois se não existir pertencimento, pode se perder totalmente e, o resultado não será o esperado. Afirmo em dizer, que a preparação é o requisito básico para uma negociação, pois diante de toda a análise de levantamento de requisitos, colhendo a maior quantidade de informações possíveis do cliente que contará com o seu conhecimento, aumentará a possibilidade de um discurso envolvente e, principalmente, condizente com o ambiente em que o vendedor está.

Todos nós somos vendedores ou, caso queira, negociadores, em todos os momentos temos que convencer as pessoas a aceitarem os nossos serviços, produtos, as nossas ideias e opiniões e além do mais, a nossa maneira de ser.

Nesta coluna, a minha interação com você, leitor, é por intermédio da escrita e a negociação está presente desde o primeiro parágrafo; talvez, se você chegou até a última linha, pois sentiu a necessidade de aprofundar mais no tema, mas é porque nos envolvemos do começo ao fim com palavras que permitiram eu alcançar o meu objetivo, que é gerar um relacionamento de respeito mútuo e cordial, para que nossos laços sejam fortes e duradouros.

E você, está disposto(a) a se relacionar com as pessoas com arte da negociação? Então, Comunique-se!

Sidney Botelho

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa